Salinas da Margarida é de boa!


4 abril (37)

Sinceramente, se me perguntam qual o local mais gostoso para fundear na Baía de Todos os Santos eu fico sem saber o que responder. Na verdade eu gosto de todos e tudo vai depender do vento que estiver soprando no dia da saída. Na gostosura das águas abençoadas por Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado baiano, existem dezenas de lugares fascinantes e imperdíveis. Um deles é Salinas da Margarida, cidadezinha bonita, aconchegante e com uma ancoragem que fascina aos mais céticos.

4 abril (34)4 abril (39)

Na maré baixa, uma vasta e branca faixa de areia é um convite para uma despreocupante e tranquila caminhada a beira mar. Mas podemos também apenas sentar e, assim como quem não quer nada, tirar da areia o ingrediente para incrementar, com um toque especial, o almoço ou o jantar. As coroas de areias que cercam Salinas da Margarida são conhecidos habitat para o Chumbinho, marisco delicioso que já falei aqui em várias oportunidades e que no Avoante recebe receitas saborosíssimas. Na localidade existe anualmente um Festival Gastronômico do Chumbinho, que Lucia já prometeu um dia participar e eu aposto que sim, mas que infelizmente eu não sei precisar a data.

4 abril (7)4 abril (10)4 abril (13) 

Outro programa imperdível para quem vai a Salinas é sentar na pracinha em frente ao píer e se deliciar com os quitutes caseiros a base de peixes, mariscos e crustáceos servidos nas barracas, e para lavar a alma, entre uns goles e outros, mergulhar nas águas mornas para espantar o calor. Mas para quem não aprecia frutos do mar, uma boa pedida é a Galinha ao Molho Pardo servida com um Pirão que é dos deuses. Dia desse fomos lá na companhia de Davi e Vera, veleiro Guma, e do mais novo velejador potiguar, José Mauro, comandante do veleiro Malaika. Nesse dia a farra gastronômica foi de torar meio mundo, pois em vez de galinha nos foi servido Galo ao Molho Pardo que era quase do tamanho de um peru. Eita bixiga que tava bom!  

4 abril (8)4 abril (14)4 abril (19)

A origem do nome da cidade é um mistério, e quando começamos a enveredar pelas várias versões contadas, ai é que ficamos mais conformados em deixar a pesquisa para outra hora. Porém, para não deixar você sem ao menos saber algumas versões vou contar as que eu sei e quem quiser que conte outra: Uma delas diz que o nome foi para homenagear a esposa do Comendador Manoel de Souza Campos, mas a história conta que o nome dela era Guilhermina Gomes Marelim. E ai? Sei lá! Outra versão fala que o nome veio das salinas existentes e que até hoje existem seus traços e ruinas. Mas e o Margarida?

4 abril (45)4 abril (49)

Porém, independente da versão contada não deixe de viver um pouco da tranquilidade que reina sobre Salinas da Margarida. Não interessa se você esteja passeando pela Bahia de barco, de carro, de bike, de moto, de ônibus ou a pé, mas você não pode deixar de incluir Salinas em seu roteiro viagem. Se não gostar de nada do que falei, pelo menos sente no píer apenas para apreciar a beleza do Pôr do Sol.

6 Respostas para “Salinas da Margarida é de boa!

  1. Melhor que a comida só mesmo a companhia!

    Curtir

  2. flávio studart

    Concordo com você: é um lugar especial.
    Bonitas as fotos.
    Parabéns pelo blog.
    Flávio studart
    veleiro Catavento

    Curtir

  3. Até que enfim encontrei parceiro com a mesma sensação sobre Salinas. Isso porque fico curioso em saber porque, apesar dos pontos positivos indicados pelo Avoante, alem da segurança que o lugar oferece, poucos velejadores frequentam Salinas. Desde o primeiro veleiro, um Marreco 16, nos idos de 1987, que frequento Salinas. Que continue assim! Montenegro, do veleiro Montenegro.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Montenegro, Salinas é uma delícia e não falei sobre o lugar por me faltar palavras. Um grande abraço e muito obrigado por navegar em nosso blog, Nelson

      Curtir

Deixe um comentário