Comentário sobre a onda potiguar


Point de surf no RN. Crédito Rogerson BarrosoComentário, na postagem Surf em alto mar no Rio Grande do Norte, do velejador e construtor naval maranhense Sérgio Marques, estaleiro Bete Vento.

Amigo Nelson, pode apostar que é na Urca de Tubarão, pouco antes de Galinhos para quem vem do Norte. Uma ocasião no meu catamarã Sterna P vindo do Maranhão muito fora e cansado de tanta orça resolvi arribar para o pernoite em Galinhos. Justamente entre duas urcas fui surpreendido por uma onda dessas imensas, não tive outra opção senão continuar surfando no catamarã de 40 pés com vento quase a popa 120¤ numa velocidade superior a 20 nós. Isso sem nenhuma embarcação por perto, se tivesse atravessado com certeza que ficaria com as quilhas pra cima.
Foi um surf e tanto e um imenso susto. Mas Cheguei inteiro a Galinhos.
Depois, comentei com pessoal em Natal e Cabedelo dessa onda de surf em alto mar do litoral do Rio Grande do Norte, mas escutaram com desconfiança. Mas fiquei intrigado com esta onda.
Em 2007 com o mesmo catamarã BV 40 , o Sterna P., lá víamos do Maranhão para participar da Refeno, então desta vez intencionalmente queria encontrar novamente com esta onda surpreendente. Velejava bem fora das Urcas, tinha no GPS a marcação dessa Urca e refiz o caminho, vento fresco da tarde, boa velocidade mas até aí tudo bem, quando em cima das 14 h avistei os arrecifes da Urca e subitamente lá veio a minha onda. Novamente um prolongado Surf de alto mar!
Com certeza essa onda nos dias de ventos fortes e marés baixa, ela vai sempre aparecer.
Observe na carta, vem de 400 metros de profundidade, sobe para 200, 60 e na Urca a profundidade por onde passei tinha menos de 4 metros de profundidade, como não ia formar uma ondas daquelas.
E tenho as testemunhas para confirmar. Bons Ventos.
Sérgio Marques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s