Lua cavaiando


IMG_0007

Olhando para imagem dessa bela Lua crescente, que craveja o Céu da praia de Enxu Queimado, lembrei do texto postado abaixo, que escrevi em 2014 para a coluna Diário do Avoante, que mantive por nove anos no jornal Tribuna do Norte. 

Essa imagem da lua riscando o céu com um fino e perfeito traço é para mim uma das mais belas. A lua cheia encanta pela luminosidade e pela força magnetizante que mexe com nossos sentidos e com as engrenagens que regem o nosso planeta, mas a lua crescente, em seus primeiros dias, é mágica. Para mim é um presente da natureza navegar com o risco da lua enfeitando o poente. Isso me dá a feliz sensação da grandeza, transformação, mudanças e do incrível poder da natureza em nos encantar.

O manto negro celeste cravejado de pontinhos brancos e uma finíssima lua risonha se encaminhando para o crepúsculo está presente até nas roupas dos magos, duendes, feiticeiras e outros encantados que povoam sonhos infantis. Porém, a lua crescente tem alguns encantos bem mais originais que mexe com a crendice popular e deixa muito marmanjo de saia justa perante os amigos.

Todo esse moído entre lua e crendice me faz lembrar um encontro de velejadores nas varandas do Iate Clube do Natal, quando o amigo Elder Monteiro olhou para a lua e disparou: – Eita, a lua está cavaiando! Todos se entreolharam sem saber o que danado Elder queria dizer com aquela palavra esquisita e depois de alguns minutos ele explicou.

Disse ele que certa vez estava em sua fazenda, vacinando o gado, e depois do dia de luta com a boiada, teve a ideia de convidar o vaqueiro e o ajudante para irem até a cidade mais próxima tomar uma cerveja bem gelada, para limpar a poeira da garganta. O convite foi aceito de pronto e assim embarcaram no carro e lá se foram pelas veredas escuras.

Ao chegarem à porteira da propriedade, deram de cara com a esposa do vaqueiro que vinha da igreja, caminhando sozinha na escuridão da noite. O vaqueiro pediu para Elder parar o carro, para comunicar à esposa que iria demorar um pouco, pois estava indo a cidade tomar uma cerveja com os amigos.

Sem descer do carro, e já prevendo a negativa, o vaqueiro comunicou a esposa, mas depois que ela olhou para o céu disparou: – Desça daí cabra sem vergonha, pois a lua está cavaiando e hoje você não vai a lugar nenhum.

Sem discutir, o vaqueiro desceu do carro, meio desconfiado, e disse a Elder que não poderia ir junto com eles. Elder ficou meio entristecido e sem entender nada, mas no minuto seguinte a esposa do vaqueiro falou o motivo de não permitir o passeio noturno das três criaturas inocentes. – Seu Elder não me leve a mal, mas não posso permitir que ele vá junto com o senhor. Sei que vosmicê é uma boa pessoa, mas não deixo de maneira nenhuma, pois a lua está cavaiando.

Elder olhou para a lua sem notar diferença alguma no satélite natural, além da fase de crescimento, que por sinal estava uma belezura, e continuou na mesma.

– Dona Maria, o que danado é esse tal de cavaiando? – Seu Elder, quando a lua está nessa fase à gente não pode largar homem sozinho de maneira nenhuma, ainda mais para ir até a cidade durante a noite. Deus que me livre e guarde desse descaminho. Nesses tempos de lua cavaiando seu Elder, as mulheres estão todas no cio e doidinhas para chafurdar e por isso eu não deixo não senhor. Deixe ele aqui no meu poder, pois assim eu não terei surpresa desagradável. Pode seguir sua viagem e tenha cuidado o senhor também, pois tem muita mulher querendo chafurdo por aí. Se fosse em outra lua não teria problema nenhum, mas hoje ele fica em casa e bem guardadinho embaixo de minha asa. Cio é cio seu Elder!

Elder olhou novamente para a lua, gravou a conversa na cachola e acelerou o carro noite adentro, mas sem antes deixar de dar uma boa gargalhada que durou o resto da noite. De vez em quando ele olhava para a lua e ficava se perguntado se aquele moído todo era verdade.

Quem estava no encontro de velejadores naquela noite de lua cavaiando e ouviu a história de Elder, não esquece até hoje e teve até quem jurasse que a profecia é verdadeira. Quer dizer: Sabem, mas não sabem e muito pelo contrário.

Portanto, quando avistar aquele risco de lua risonha caminhando pelo céu, saiba que ali está o segredo de alguns mistérios indecifráveis do mundo das paixões.

Lua cavaiando. Vale a pena ficar de olho nela.

Nelson Mattos Filho/Velejador

3 Respostas para “Lua cavaiando

  1. Eu acho que aqui no Maranhão as mulheres vivem no Cio mesmo sem a Lua está Cavaiando.

  2. Eu sou testemunha desse causo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s