Hoje não tem mar


IMG_0136

Quando queremos brincar com sentimentos que insistem em aflorar do fundo de nossa alma, desdenhamos deles na vã tentativa de apagá-los de nossa mente, porém, nos arquivos do coração, marcas vão sendo adicionadas para o sempre. Quantas vezes tergiversamos em cima da dor de uma saudade, com frases forjadas em mesas ornamentadas com copos em que se mergulham filosofias de botequins. Saudade é bom porque dá e passa… . Como seria bom se assim fosse!

Hoje é mais um dia das Mães e mais uma vez estou distantes daquela que é para mim a fonte de um amor sem precedentes e sem a menor exigência de reciprocidade. Amor de Mãe não requer troca e muito menos reconhecimento, amor de Mãe é simplesmente amor e nada mais. Amo minha Ceminha e mantenho, e manterei, acesa a chama da saudade por toda minha vida. É um amor incondicional e rogo a Deus a todo segundo em poder escutar a sua voz, sentir seu cheiro e receber o abraço de seu corpo frágil, mas incrivelmente dotado de uma força fenomenal.

Minha Mãe é a maior expressão de paz, amor, amizade e compreensão que carrego comigo. A dor da saudade que sinto hoje não passa apenas com um simples telefonema ou mensagens trocadas via redes sociais, pois é uma dor diferente. É a dor da necessidade do abraço, do beijo, do afago, do alisar do cabelo, do olhar, do sorriso, do pegar em suas mãos e sentir a pele vibrante e os nevos vacilantes. E a dor por não sentir a respiração e nem me emocionar em ver seus olhinhos cheios de lágrimas quando marco o dia de ir embora.

Quanta felicidade tê-la ainda ao meu lado. Quanta felicidade em poder dizer que a amo e receber seu sorriso angelical. Quanta felicidade em ouvir seus carões para mostrar os erros que cometo. Quanta felicidade quando sento em sua infinita mesa de almoço e degusto o prazer de tanta alegria irradiada. Minha Mãe é o máximo!

Ceminha, hoje mais uma vez desejei feliz dia das Mães por telefone, mas saiba que meu coração está sofrido pela saudade. Suas palavras me soaram firmes, mas senti pingos de tristeza em sua voz, talvez a mesma tristeza que senti. Meu desejo era o abraço, o beijo e a presença, porém, a vida edita roteiros impensáveis e improváveis. Em breve estarei ao seu lado para festejar muitos dias mais, porque entre Mãe e filho não existe um dia marcado, todos devem ser comemorados intensamente. Triste do filho que assim não proceder!

Ceminha, a saudade que sinto da Senhora é enorme, mas nunca igual à de minha amada Lucia. A dela é a saudade que doe e machuca sem cessar. É a saudade da perda sem fim e que faz o coração chorar para o sempre. É a dor sem cura, mas que ensina o caminho para se buscar o placebo que conforta a alma. É a dor que daríamos a vida para não ter. A dor de uma saudade sem precedentes e que por mais que tentem nos explicar, não conseguimos compreender o porquê.

Dona Lindalva é hoje um anjo que ilumina os caminhos de nossas navegadas e que um dia traçou a rota que cruzaria nosso destino. Era a outra pilastra de sentimentos que sustentava nossa vida, mas que um dia Papai do Céu levou para fortalecer o Conselho Celestial. Restou-nos a dor da saudade eterna e as lágrimas involuntárias transbordadas pelo coração.

Dizem que saudade passa e contam até que ela não existe em outras línguas e em outras culturas. Será verdade? Se assim for, como deve ser triste viver sem saudade.

Minha Ceminha, estou morrendo de saudades e parabéns por esse dia tão carregado de emoções. Dona Lindalva, o calor que emana de sua alma nos conforta o coração e são demonstrados pelas gotas de lágrimas que escorrem em nossa face e obrigado por ter me dado uma companheira tão maravilhosa, e como bem disse um dia um tripulante de nosso veleirinho: – Valiosa!

Desejo a todos as Mães do mundo um dia de paz e alegria.

Ah! Mãe se escreve com letra maiúscula!

Nelson Mattos Filho/Velejador

2 Respostas para “Hoje não tem mar

  1. Lourdinha Gonzaga oliveira

    Lindo! Como tudo o que você escreve.
    Deve ser maravilhoso receber tal presente de um filho.
    Parabéns, Ceminha, por esse filho!

Deixe uma resposta

