Navegação Astronômica é com o Mucuripe


8 Agosto (220)

Eu sou daqueles que levantam as mãos para o alto e agradecem as cabeças iluminadas que criaram o GPS – sistema de posicionamento global –, porque depender das visadas para obter as linhas de posição e emendar os bigodes nos cálculos não é e nunca será a minha praia. Claro que numa travessia oceânica saber se orientar pelos astros dá ao navegador uma segurança sem tamanho, mas o difícil é encontrar navegador que domine totalmente, e na prática, essa técnica quase ancestral. Tomara não ter pisado nos calos de ninguém! O Elson Mucuripe Fernandes, um cearense mais arrochado do que os cabras da peste do bando de Lampião, é um abnegado estudioso sobre Navegação Astronômica e adora divulgar, ensinar e repassar essa arte para os amantes dos mares. Mucuripe é tão letrado no assunto que nem no Lago Paranoá, onde navega, ele abre mão do sextante. Vez por outra o cearense se vê em apuros quando os cálculos de posição afirmam que ele está navegando sobre o gramado do Palácio do Planalto, cercado pelos Dragões da Independência. Mas num se avexe com meus comentários desairosos, pois sei que o Mucuripe vai é rir das minhas lorotas, e trace rumo no blog Velas do Mucuripe para aprender um tiquinho sobre o assunto. Só dou um conselho: Bote no rosto uns óculos bem escuro, tipo Waldikc Soriano, que é para não torrar as retinas na hora de olhar para o Sol.  

Anúncios

4 Respostas para “Navegação Astronômica é com o Mucuripe

  1. kkkk…Pense num cabra letrado na arte das palavras é esse Capitão Avoante!
    Pois é meu amigo, vambora pra Namíbia que eu garanto os cálculos….rsrs
    E, falando em bigodes, estás hoje ficando com a barba mais branca ainda. Parabéns e que tenha mais um centenário de vida e navegação, e sempre uma gelada pra comemorar!!!!!

    Curtir

  2. Fernando Leal Delfim

    Sou Capitão da Marinha Mercante, comandei durante bastantes anos, e mesmo com o GPS nunca perdi o gozo de usar o sextante para observações astronómicas, sozinho porque a rapaziada nova não estava para isso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s