Um porto que promete bons ventos


IMG_0165IMG_0168

É nesse lugar maravilhoso que está nascendo a mais nova marina do litoral pernambucano e tivemos a alegria de visitar, a convite do amigo e velejador Cleidson, conhecido no mundo náutico por Torpedinho, no mês de outubro passado. Conheci a Barrinha do Marcos, onde se localiza esse paraíso, quando adentrei a barra sul da Ilha de Itamaracá em 2011, participando do Cruzeiro Costa Nordeste – que teve duas edições e que temos boas lembranças. E para quem não sabe, Barrinha do Marcos tem até embaixador e embaixatriz, Elder Monteiro e Dulce, duas pessoas espetaculares que formam um lindo casal. Pow, pow, pow! 

20151017_13010620151017_13012220151017_130428IMG_0145

A Marina Angra da Ilha, nome que ainda está em fase de aprovação, já conta com uma pequena infraestrutura e pronta para receber o navegante. No futuro próximo contará com restaurante, pousada, docagem, guarda de embarcação em seco e escolinha de vela. Os proprietários trabalham para que tudo esteja funcionando até começo de dezembro e apostam que será o point do próximo verão. A Barrinha dos Marcos fica em um dos mais belos recantos do litoral de Pernambuco e tem a Coroa do Avião como destino desejado pelos os amantes de sol, mar e água fresca.

20151017_13483720151017_13484420151017_13505620151017_135708

Próximo a Barrinha fica o munícipio de Itapissuma – pedra negra na língua tupi –, onde fica a ponte, hoje batizada de Getúlio Vargas, que faz a ligação do continente com Itamaracá. A ponte foi construída pelos holandeses quando estes invadiram a capitania de Duarte Coelho e tomaram conta do pedaço. O nome Itapissuma vem das pedras moles que margeiam o Canal de Santa Cruz, que circunda a Ilha. O que antes era uma povoação indígena virou vila em 1588, com a chegada de uma missão dos padres franciscanos. O distrito de Itapissuma foi criado pela lei municipal nº 11, de 31 de novembro de 1892, subordinado ao município de Igarassu. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 8952, de 14 de maio de 1982. Para os que gostam da boa gastronomia brasileira, na cabeceira da ponte fica a praça de alimentação, um lugar aprazível, pontilhado de barzinhos e restaurantes, onde podemos saborear uma Caldeirada da melhor qualidade. Alias, Itapissuma é conhecida como a Terra da Caldeirada.

IMG_0149IMG_0150IMG_0152IMG_0146Torpedinho ainda nos ciceroneou para conhecer o distrito de Vila Velha de Itamaracá, a antiga sede da Capitania Hereditária, e que pode ser considerada a mais antiga vila de Pernambuco. Vila Velha de Itamaracá tem uma vista fantástica de toda a região. O povoado é cercada de uma vasta Mata Atlântica e foi lá que fui apresentado oficialmente ao Trapiá, árvore que por lá existem vários exemplares.

IMG_0153IMG_0154IMG_0155

Já que falei na Caldeirada de Itapissuma, não poderia deixar de falar nas tapiocas de Dona Idalice, na pracinha ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Dona Idalice se orgulha do dia em que foi entrevistada pela atriz Betty Faria e diz que vez por outra ela aparece para saborear a tapioca que é realmente uma delícia. Vila Velha tem história sim senhor e não poderia ser diferente, pois entre as árvores, pedras e recantinhos mais recônditos está gravada boa parte da história do Brasil e até um antigo e preservado pelourinho faz ecoar no ar gritos e gemidos das almas dos escravos ali castigados.

IMG_017020151017_131831

Pois é, a Marina Angra da Ilha terá muito a mostrar para os navegantes que procuram lugares maravilhosos para ancorar e depois fazer um passeio pelos caminhos da história. O litoral de Pernambuco merece esse presente!

Anúncios

8 Respostas para “Um porto que promete bons ventos

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Parabéns pelo belo texto, cmte. Como sempre cheio de informações da história e cultura local, e belíssimos retratos!!!!

    Curtir

  2. E não é que é, Elson!
    Eu, que moro aqui, fico a aprender ainda um pouco mais sobre a localidade.
    Só uma pequena correção. O canal, salvo um engano meu, chama-se Santa Cruz e não Vera Cruz.
    No mais uma belezura só, de deixar a gente orgulhoso!

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro Hélio Mattos, fico feliz pelo comentário e até estava pensando aqui com meus botões: por onde anda Hélio que nunca mais comentou nada? Meu amigo, obrigado pela correção sobre o nome do canal que já atualizei. Grande abraço, Nelson

      Curtir

  3. Eu posso até não estar comentando muito, Comandante, mas estou sempre por aqui, visse?

    Curtir

  4. Cicero Carlos de Farias

    Pernambuco não é somente litoral norte, visite também a minha Praia no Litoral Sul. São José da Coroa Grande tem uma linda restinga e também no Distrito de Varzea do Una, o mangue preservadíssimo que encanta a todos, além de que também prometo uma boa tapioca em casa e em Maragogi- AL. Fico feliz por sua expressão de amor ao Brasil, esse maravilhoso país de contrastes.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro Cicero, já tive a oportunidade de conhecer sua praia e quase 100% do litoral de Pernambuco, que é fantástico. Prometo lhe fazer uma visita muito em breve e saborear a tapioca. Grande abraço, Nelson

      Curtir

  5. Mestre Nelson não está na hora de nos brindar com um novo livro relatando suas recentes viagens?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s