Navegando pela Baía de Tinharé – I

9 Setembro (392)9 Setembro (466)

Tem lugares que encantam pela beleza da paisagem e outros pelo carinho, atenção e distinção com que somos recebidos pelos moradores. Tem também aqueles que nos fascinam pela culinária de sabores marcantes, e únicos, e que jamais esquecemos. Mas tem alguns que cativam a gente por nada, ou melhor, apenas pela simplicidade e tranquilidade que transmitem. Desde que passamos a morar no Avoante sempre buscamos lugares que combinem todos esses fatores, mas a simplicidade e a tranquilidade é o que mais nos agrada.

Já navegamos algumas boas vezes tendo como destino a região de Morro de São Paulo/BA e jogando âncora em frente à Gamboa do Morro, um fundeadouro gostoso, porém, bastante movimentado com barcos e lanchas rápidas que levam e trazem turistas e moradores. É na Gamboa que ancoram a maioria dos veleiros que procuram a região, porque em frente ao Morro de São Paulo – um dos principais destinos turísticos da Bahia – a ancoragem não oferece condições favoráveis. A proximidade com a boca da barra do rio Una e a navegação frenética das embarcações de passageiros deixa no ar um clima de apreensão. Além de que, nem sempre os pilotos das lanchas respeitam os limites de velocidade permitida próximo aos fundeadouros. Mas tudo bem, se nem as autoridades marítimas conseguem resolver o problema, não serei eu a consertar o mundo e nem botar juízo na cabeça de quem não quer ter.

Nas nossas navegadas até o Morro – como a região é carinhosamente chamada pelo povo do mar – sempre vinha o planejamento de adentrar um pouco mais a baía de Tinharé, mas não sei por que carga d’água, nunca dava certo. Destinos como Curral, Galeão, Cairu – o município que administra tudo isso – e Canavieirinhas, eram deixados de lado com a promessa de uma próxima vez.

A Baía de Tinharé é rica em história e dotada de infinita beleza, que apesar da movimentação turística, ainda preserva muita natureza intocada entre matas e igarapés. A história dos lugares que visitamos sempre me chamou atenção e gosto de jogar conversa fora com os nativos. Nessas horas que surgem as lendas, os causos, os segredos, os mistérios que varam épocas, as infalíveis fofocas, as regras para uma boa conduta e as informações importantes. É sentado sob a sombra de uma árvore que apreciamos a vida dos lugarejos ribeirinhos navegar despreocupada entre as idas e vindas da maré.

A história conta que o primeiro cara pálida a conhecer o lugar foi o português Martim Afonso de Souza, durante a expedição colonizadora, mas como nem tudo que se conta daqueles tempos é tão certo como parece ser, é bem melhor a gente fazer cara de paisagem, tomar uma e acreditar. A turma da discórdia fala que franceses, espanhóis, chineses, piratas e afins já perambulavam por ai, mas o português era um povo arrochado e botou todo mundo para correr. O pedaço é meu e ninguém tasca!

O mundão de água de Tinharé e pontilhado por 23 ilhas e a maior de todas é a Ilha de Tinharé. O Martim deve ter achado mesmo que estava chegando ao paraíso, pois as praias que cercam a Ilha até hoje encantam o mundo. Imagine aí nos idos anos 1500, quando somente existia mata, mar e um monte de índias peladas! Era o Céu!

Mas se o portuga achou que os gringos haviam ido embora para sempre, se enganou redondamente, pois os caras voltaram e voltaram com força total. Basta dar um passeio por entre os becos e vielas de Morro de São Paulo para ver que os caras tomaram conta de quase tudo. Mas tudo bem, o mundo é um espaço aberto e livre para quem sonha e deseja se aventurar em outras paragens. Não foi isso que nos ensinou os descobridores? Acho melhor deixar o fidalgo Martim em paz e retornar ao tema principal desse texto. Assim será!

Dessa vez fui ao Morro para ministrar um curso de vela de cruzeiro para dois alunos, Paulo Lourenço e Thiago, que desejam comprar um veleiro para sair por ai. Como o curso é de quatro dias, planejamos ancorar cada dia em um lugar diferente e assim fizemos, para deleite dos alunos.

Foi aí que chegamos até o distrito de Galeão e jogamos o ferro para termos uma das boas surpresas da viagem. O lugar é gostosíssimo e a ancoragem maravilhosa, apesar do movimento das lanchas que fazem o passeio de volta a Ilha perturbar um pouco durante o finalzinho da tarde. A navegada da Gamboa até o Galeão é tranquila, mas é preciso ter atenção nas boias que marcam as redes e manzuás, e o canal tem profundidades que variam entre 3 e 20 metros. Não é aconselhável navegar durante a noite.

Seguimos a rota indicada no guia do Hélio Magalhães – Bahia, de Ilhéus a Morro de São Paulo – lançado há quase dez anos. O guia está precisando de uma edição com informações atualizadas dos locais, porém, as rotas são incrivelmente seguras.

Galeão nos encantou sim e ainda tenho muito o que falar!

Nelson Mattos Filho/Velejador

8 Respostas para “Navegando pela Baía de Tinharé – I

1. Luís Marcos Galvão Damasceno

Prezado Sr. Nelson Matos,
    Nos últimos domingos, venho notando a fata da publicação do seu diário na Tribuna do Norte. O que houve, para tal não acontecer? Desculpe a curiosidade de um leitor assíduo.
    Atenciosamente,
    Luis Marcos.

• diariodoavoante

Caro Luis Marcos, infelizmente o Diário do Avoante não será mais publicado no jornal Tribuna do Norte depois de nove anos, sem faltar um só domingo. O jornal alegou redução de custos o que levou a uma diminuição das páginas. Eles ficaram de dar uma notinha de esclarecimento, mas infelizmente parece que não foi feito. Muito obrigado pela atenção, pela leitura assídua e anuncio que a coluna continuará sendo publicada aos domingos nesse blog. Um grande abraço, Nelson Mattos Filho

2. Cicero Carlos de Farias

Viver é a maior aventura humana, as vezes enveredamos em tantos caminhos e entramos em verdadeiros labirintos como se fossemos levados por ventos ilusórios que nos fazem tomar muito tempo para vencer os
    mares bravios que são adversidades no percurso, porém se não desfalecermos e continuarmos focados nos objetivos poderemos chegar ao tão sonhado porto seguro. As crônicas, os causos contados nesse Diário são para mim uma vitamina que me fortalece e alimenta meu Sonho de Conhecer a minha Bahia ( baia ), Abrolhos, o Morro do São Paulo e muitos outros lugares paradisíacos nos quais eu consigo navegar em pensamentos com meu amigo Nelson.

3. Quero lembrar ao Cicero que ele pode fazer um charter no Avoante, e matar dois coelhos com uma caixa d’agua só, como diria o filosofo Luiz Inácio.

4. Que pena que a coluna não continuará na Tribuna.

5. Prezado amigo
    Sou autor do livro “O Porto Distante”, sobre jovens marinheiros na segunda guerra, culminando com o naufrágio do Cruzador “Bahia”, atribuído a “incidente de tiro”, mas que reputo ter sido obra do submarino alemão U-530 e explico porque os americanos encobriram esse crime. O livro está a disposição através do e-mail paivap50@gmail.com