Novamente o Cruzeiro do Sul


BANDEIRA DO BRASILCruzeiro do Sul

A postagem, O Cruzeiro do Sul – E Apois!, em que fala da impressão invertida da constelação do Cruzeiro do Sul na Bandeira do Brasil e consequentemente na capa novo passaporte brasileiro, rendeu alguns comentários a favor, contra e outros que referendam a genialidade dos idealizadores da nossa Bandeira. Porém, o assunto instigou alguns leitores a um melhor aprofundamento no tema e vez ou outra me vejo em meio a um gostoso bate papo estelar. O velejador e professor de navegação astronômica Elson Fernandes, que ensina os segredos dos astros nas águas candangas do Lago Paranoá, disse em seu comentário que foi uma sacada genial de quem idealizou a imagem. Mas o leitor Otavio Almeida enviou email indicando dois links da biblioteca livre Wikipédia que falam sobre o tema e diz acreditar que o Cruzeiro do Sul invertido foi um erro de impressão. No link Uranometria, em parte do texto, está escrito: For reasons unknown, many of the human constellations are engraved as figures seen from behind whereas they had traditionally been rendered as facing the Earth. This oddity led to some confusion… Traduzindo: ” Por motivo desconhecido, muitas das constelações foram gravadas como figuras vistas por trás enquanto que tradicionalmente eram retratadas encarando a Terra. Esta anomalia levou a alguma confusão. ..” . Já no link Bandeira do Brasil está assim escrito e foi assim que aprendemos nos bancos escolares: O círculo azul com 27 estrelas brancas de cinco pontas substituiu o brasão de armas do Império. As estrelas, cuja posição na bandeira refletem o céu visto no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889,… . Pois é, o Céu foi visto e não imaginado. Vem mais peleja por aí!

Anúncios

11 Respostas para “Novamente o Cruzeiro do Sul

  1. Ah meu amigo, agora a peleja vai começar e só vamos terminar degustando um bom acarajé a bordo do Avoante.
    Pois bem, podem esbravejar, mas nesse ponto, temos o privilégio de ter a única bandeira no mundo com uma esfera celeste em sua imagem.
    Veja que temos não só o Cruzeiro do Sul “invertido”, todas as constelações presentes na bandeira assim estão representadas como se visualizássemos a esfera celeste de fora.
    O Céu foi visto mesmo dessa forma no 15 de novembro, como será nesse próximo 15/11/2015, pois os efeitos da precessão são imperceptíveis de lá pra cá.
    Então, afirmo novamente que foi uma sacada genial!!!!
    E apois!!!

    Mucuripe

    Curtir

  2. Completando…
    Um importante detalhe, é que na verdade o Céu não teria sido visto a olho nú dessa forma em função do horário em que as constelações estão dispostas, nesse caso aproximadamente às 8:30 da manhã, quando não conseguimos ver estrela nenhuma a não ser nosso Astro Rei….Mas, elas estavam lá….e estarão….
    agora lascou-se…..kkkkkk
    Grande abraço, meu amigo.

    Mucuripe.

    Curtir

  3. Não foi “erro” não (isso é o que eu achava quando comecei a escrever esse comentário). A posição das estrelas do Cruzeiro do Sul na bandeira brasileira está expressamente descrita na Lei nº 5.700/1971, alterada posteriormente pela Lei nº 8421/1992 . Segue os trechos que interessam:

    Redação original:
    “Art. 3º A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição, é a que foi adotada pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, com a modificação feita pela Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968. (Anexo nº 1).
    Parágrafo único. Na Bandeira Nacional está representado, em lavor artístico, um aspecto do céu do Rio de Janeiro, com a constelação “Cruzeiro do Sul” no meridiano, idealizado como visto por um observador situado na vertical que contém o zênite daquela cidade, numa esfera exterior à que se vê na Bandeira.”

    Redação alterada:
    “Art. 3° A Bandeira Nacional, adotada pelo Decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889, com as modificações da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, fica alterada na forma do Anexo I desta lei, devendo ser atualizada sempre que ocorrer a criação ou a extinção de Estados. (Redação dada pela Lei nº 8.421, de 1992)
    § 1° As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste. (Incluído pela Lei nº 8.421, de 1992)”

    Só que nos anexos das duas leis, em que há a imagem oficial da Bandeira Nacional, o Cruzeiro do Sul está representado como nós o vemos aqui da Terra.
    Anexo da Lei nº 5700/1971
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1970-1979/anexo/Anl5700-71.pdf

    Anexo da Lei nº 8421/1992
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1989_1994/anexo/ANL8421-92.pdf

    Pra piorar, no Brasão Nacional o Cruzeiro do Sul está representado com a Intrometida como descrito nas leis acima, diferentemente da Bandeira Nacional. Vejam:
    http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais

    Ou seja, no Brasão da República e no passaporte o Cruzeiro do Sul está de acordo com a lei, mas com a imagem invertida, e na Bandeira Nacional o Cruzeiro do Sul está com a imagem correta, mas em desacordo com o que a lei estabelece.

    Curtir

    • Eu mesmo acabei fazendo confusão.

      Na Bandeira Nacional a imagem está de acordo com a lei e com a imagem invertida, como no passaporte.

      No Brasão da República a imagem está com o Cruzeiro do Sul como visto por nós.

      Os anexos das Leis estão certos, como descrito no art. 3º, eu que me enganei.

      Curtir

      • diariodoavoante

        Caro Victor, o assunto é mesmo cheio de particularidades e bom para azeitar bate papo. Obrigado por enriquecer o debate. Abraço, Nelson

        Curtir

      • É isso aí Victor. O importante é que não há nada errado na arte de nossos símbolos nacionais.

        Recebe o afeto que se encerra
        Em nosso peito juvenil
        Querido símbolo da terra
        Da amada terra do Brasil. …

        Curtir

      • diariodoavoante

        Beleza Mucuripe! Prego batido, ponta virada! Grande abraço,

        Curtir

  4. Eu amo essa constelação!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s