Contagem regressiva para a Refeno 2015


IMG_0048MARCA NORONHA 2015Começou a contagem regressiva para a XXVII REFENO – Regata Recife/Fernando de Noronha, que larga dia 26 de Setembro do Marco Zero no Porto do Recife. A Refeno é uma das mais charmosas e desejadas provas do iatismo brasileiro e esse ano conta com 46 embarcações inscritas até o momento. Alguns hão dizer que não é um número que demonstre a média histórica de participantes da regata, porém, digo que já participei de edições bem menores e mesmo assim a prova não deixou de ser sucesso. As causas da baixa frequência em 2015 podem ser creditadas a vários fatores e estes navegam faceiros, tanto pelo grande mar de lama politiqueiro que atola os índices da economia brasileira, quanto ao zelo da Marinha do Brasil em não mais flexibilizar as normas de segurança, salvatagem e tráfego das embarcações envolvidas. As apostas e as análises são muitas e todos se dizem cobertos de razão. Mas vou confessar um segredo: Estou alinhado com a decisão da Marinha, porque, quando o bicho pega lá fora, é a ela que todos levantam o braço para pedir ajuda ou apontar o dedão para crucificar.

IMG_0228

E por falar na Marinha do Brasil: Como na edição 2015 da Refeno todos os barcos estarão quase 100% armados para navegação oceânica – se não estou enganado, a única flexibilização é o rádio SSB, recebi a informação que apenas um Navio Patrulha acompanhará a flotilha e este retornará a Base Naval de Natal na sexta-feira, 02/10. Por causa do retorno do NaPa a Regata Fernando de Noronha/Natal, organizada pelo Iate Clube do Natal, que tradicionalmente larga no Sábado, será antecipada para a Sexta-Feira, 02 de Outubro.

canal cabanga maré -0.1

Voltando o bordo para a Refeno: O Cabanga Iate Clube de Pernambuco, divulgou fotos e um filme para orientar os comandantes no canal de acesso ao clube, que a cada ano se torna mais assoreado. A foto é o filme foram feitos em maré  -0,1 e dão uma dimensão do problema a ser enfrentado pelos mais afoitos.  A recomendação é que, após adentrar o Porto do Recife, os comandantes entrem em contato com o Cabanga, via canal 9 do VHF, e fiquem aguardando ao largo do Pernambuco Iate Clube (PIC) o barco de apoio do clube. O acesso ao canal do Cabanga deve ser feito apenas na preamar. Vale destacar que as primeiras embarcações que chegarem ao clube terão serviços de água e energia elétricaque em Recife é 220 volts.

Anúncios

6 Respostas para “Contagem regressiva para a Refeno 2015

  1. Pense num blog que explica tudo bem direitinho!

    Curtir

  2. julival fonseca de goes

    Caro Nelson, como sempre você sendo eficazmente detalhista quanto as informações prestadas, todas a nosso ver de grande utilidade pública.Parabens por sua garra e de Lúcia de estarem sempre participando, contribuindo, criticando construtivamente. Portanto, para vocês e a todos que forem mais uma vez a REFENO, nossos melhores votos de solidariedade. De nossa parte, já cumprimos em corresponder à nossa curiosidade em duas oportunidades pelo que nos damos como plenamente satisfeitos. Quanto as exigencias da MARINHA DO BRASIL, são absolutamente pertinentes. Opinamos inclusive, que deveria ser nossa gloriosa força maritima mais rigorosa com a segurança. BEM MAIS RIGOROSA. Felicidades caros amigos, fraternalmente, Julival Fonsêca de Góes ( 71-8774-1238)

    Curtir

  3. 5… 4… 3… 2…1… largada!

    Curtir

    • diariodoavoante

      Um, dois, três, quatro…. . Grande Luciano. Mais uma vez muito obrigado pela chuva de comentários e acho que você vai ganhar o brinde do maior comentarista do blog. Acho que o Antonio Carpes perdeu essa. Abraço,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s