Sabe de uma coisa?


6 Junho (274)

Na página desse Diário que teve o título, O Grande Mar V, falei da situação de abandono que se encontram os rios brasileiros, que só em lembrar me deixa estarrecido. Escrevi o texto, que segue essa introdução, enquanto o Avoante navegava devagarinho as águas do Rio Paraguaçu e meus olhos procuravam vestígios de algum píer público. Não me queiram mal, porque foram palavras saídas do fundo do coração e que muitos podem até achar que são levianas.

Eu e todo navegante somos culpados, porque ficamos calados e inertes diante do descaso. Fazemos parte, junto às populações envolvidas, dos que seriam beneficiados e não estamos nem ai, pois fazemos de conta que não temos nada com isso. Um píer em boas condições de uso representa melhorias, atrai turismo, investimentos e desenvolvimento. Sem o píer todos perdem. É difícil entender isso? Acho que não!

Navegantes, clubes náuticos e população precisam levantar essa bandeira e partir para a luta. Cobrar ações, apresentar denuncias, mostrar para as pessoas o que elas estão perdendo, o quanto às cidades e povoados estão perdendo.

Sempre falei que o Brasil vive de costa para suas águas. Temos um litoral quase sem fim e dotado de infinita beleza. Do mar, o brasileiro curte apenas as praias e, assim mesmo, em dia de Sol. Dos rios, nem isso, pois nem conseguimos mantê-los limpos e despoluídos.

Temos um dos maiores e mais desejados rio do mundo, o Amazonas, e não sabemos e nem podemos aproveitá-lo livremente para a navegação amadora. Não existe apoio para isso, não existe segurança, não existem roteiros e nem guias náuticos confiáveis. Muito menos o interesse de alguma alma boa para fazer isso acontecer. Hoje navegando no baiano Paraguaçu, fico com esse grito preso na garganta. Quanto desperdício! Quanto descaso com a coisa pública! Quanta falta de visão das autoridades!

A Bahia tem sua história intrinsecamente ligada ao mar e das águas surgiram grandes personagens de sua história, navegando em belos saveiros e canoas de tronco. Tudo isso está sendo jogado no lixo como se não fosse nada. Como se não representasse nada. Parece até que querem apagar a história de um povo. O que é isso gente?

Não se comete uma desfeita sem que se pague um preço por ela. A história é inclemente com os malfeitores e usurpadores dos bens públicos. Como é também com quem se cala, se ajoelha, se acovarda e aplaude o descaso alheio.

O Paraguaçu ainda está vivo, porém, entristecido e com um jeitão de um velho abandonado. Não se abandona um velho a própria sorte, porque isso é um crime irreparável. O que vamos dizer as gerações futuras? Será que vamos deixar apenas que os livros contém como era? Que velhas e desbotadas fotografias denunciem o que deixamos para trás? Culpar a quem se os culpados somos nós mesmos.

Aqueles que têm a felicidade de viajar pelo velho continente, pelos EUA ou algum país que valoriza rios e mares, retornam contando maravilhas do que viram por lá. A França com seus canais sendo navegados por confortáveis embarcações. A Espanha com suas belas marinas e portos modernosos. A Croácia com suas águas cristalinas e apetitosas. Os EUA com sua instigante intracoastal waterway. A Turquia, a Grécia, Portugal, Itália, o Mediterrâneo. Tudo lindo, tudo preservado e acenando para o turista. No Brasil temos tudo isso embaixo de nosso nariz e viramos o rosto, porque não queremos cobrar, não sabemos exigir, não queremos enxergar.

Ficamos boquiabertos diante das manchetes dos jornais, quando estes flagram o descaso, a poluição, a destruição dos rios, a corrupção desvairada e no segundo seguinte, esquecemos tudo, pois ficamos conformamos, achando que sempre foi assim e assim será para o sempre.

Nós navegadores desse Brasil imenso, perdemos tempo em debater os últimos lançamentos da indústria eletrônica. Desperdiçamos sonhos em busca de barcos maiores. Confabulamos em intermináveis, e sem futuro, bate papos sob os palhoções dos clubes. Digladiamo-nos para alcançar o poder dentro das associações náuticas e esquecemos o que realmente precisamos. Será que perdemos o norte, ou será que a navegação pura e simples não é a nossa praia?

É com tristeza que olho hoje para as águas do velho Paraguaçu e vejo nelas o reflexo de todos os rios brasileiros. Todos mal amados e esquecidos. Todos precisando de apenas um afago para sair da lama em que se encontram metidos.

Somos todos culpados! Infelizmente!

Nelson Mattos Filho/Velejador

21 Respostas para “Sabe de uma coisa?

  1. Amigo Matos, sua alma geme de amargura e fico triste com isso, apesar de involuntariamente talvez contribuir para isso, pela minhas loucas e ensandecidas opiniões.
    Mas não te quero rebater, aqui me manifesto no único intuito de apresentar uma outra visão.
    Eu sei que eu tendo uma e você outra, não concordantes, mas só temporalmente, tenho certeza, pode ser que a verdade não seja nem a minha nem a sua.
    Talvez as grandes derrotas da minha vida, que hoje sei que são muito melhores que as vitórias, por que estas trazem a empáfia e as outras a sabedoria, me torna mais crente que tudo tem seu rumo e curso.
    Se tivesse pier, talvez um enxame de turistas, não muito cultos, iam jogar seus papéis e lixos, lá por aquele paraíso.
    Talvez adviesse aquela explosão imobiliária avassalador que tudo derruba e acaba.
    Talvez, aqueles lancheiros que andam a 20 nós onde é permitido 3, fizessem tal marola que você ressoaria lá de dentro do seu descanso um vigoroso fdp e te deixaria horrorizado com o primata auto intitulado sapiens.
    Amigo, eu te considero muito, assim como tudo neste mundo.
    Há questões neste assunto que tem seu peso.
    Que nos fará em concordância quando o primata homem for mais educado.
    Beijão do velho para você e Lucia.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro amigo Fred, como é gostoso receber seus comentários! O que seria do mundo se todos pensassem iguais? Que mundo teríamos? Que vida almejaríamos? Venha navegar um pouco com a gente e lhe mostrarei o mundo que as muralhas das cidades não nos deixa enxergar. O mundo da natureza, e o que ela nos reserva, e bem distante daqueles em que estamos acostumados a olhar do bem bom da poltrona de nossa sala. Claro que o homem é o mal do homem, mas nem todos produzem o veneno necessário para contaminar gerações futuras. Infelizmente estamos na categoria dos peçonhentos! Abraços, Nelson

      Curtir

  2. Nelson é isso mesmo precisamos de pier !
    Mas não de pier abandonado e sem regras , pois senão poderemos esperar o que o amigo Fred tanto teme, dou como exemplo as marinas e piers públicos de Miami que tem uma conservação impecável um turismo renovado e receptivo.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro Helio, obrigado pelo comentário, mas acho que tudo isso está na essência desse texto e bem explicitado na série de textos que receberam o título de O Grande Mar. Grande abraço, Nelson

      Curtir

      • Cicero Carlos de Farias

        A resposta que poderíamos dar a tudo isso passa por uma palavra, Educação. Posso ir um pouco mais longe com: Educação com Qualidade Social. Os países desenvolvidos já desenvolvem essa educação a muito tempo por isso são exemplos como foi demonstrado. O Brasil, tornou-se Urbano Industrial somente na década de 1970 e a universalização da educação básica esta acontecendo agora e com qualidade questionável. Com isso eu quero dizer que estamos caminhando a passos lentos, mas acredito na força da sociedade unida e organizada na busca do bem para o coletivo. Este blog, esse fórum passa a ser um exemplo de cidadania.

        Curtir

      • diariodoavoante

        Cicero, muito obrigado pelas palavras de incentivo. Grande abraço, Nelson

        Curtir

    • Amigo Hélio, o que falta aos homens é a visão da preservação destes lugares maravilhosos que tanto nos encanta.
      Nem todos tem a placitude de ser feliz ao estar em tão lindo lugar onde tudo ocorre como se o tempo não existisse.
      A nossa cultura, a do tempo sem tempo, avassala e ensandece a todos.
      Muitas pessoas não conseguem entender que o tempo conspira contra a gente quando queremos as coisas rápido demais.
      Talvez Deus esteja querendo guardar um pedacinho do céu que poderia ser a Terra, para quando tivermos cultura de olhar a natureza e dela participar sem quase a tocar.

      Abração.

      Curtir

  3. É amigo Nelson, as vezes fico pensando se navegar é realmente uma vocação do povo brasileiro, ou se, apesar dos milhares de quilômetros de litoral, a navegação por aqui é coisa de meia dúzia de teimosos e abnegados !
    É só dar uma olhada nas marinas dos nossos vizinhos e hermanos argentinos !
    Comparar o sortimento e os preços de acessórios para barcos de lá e daqui !
    Sem esquecer que o PIB da Argentina é igual ao do estado de São Paulo e a população é 1/5 da nossa!

    Curtir

    • diariodoavoante

      Comandante Airton Viegas, que bom tê-lo navegando em nosso Blog. Obrigado pelo comentário e receba um grande abraço, Nelson

      Curtir

  4. Caro nelson
    Embora uma Crianca ainda no mundo da vela, compartilho de sua opiniao.
    Mas veja bem, e antecipadamente desculpe o tom do discurso.
    Os caras vao velejar nas olimpiadas no meio de tolocos de merda, sofas e engradados…
    Quer mais exposicao na midia mundial do que isso?
    Adiantou o que para o rio de janeiro??
    De nada infelizmente
    Estamos fadados a um futuro negro. Até la… Carpe diem.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro Iure, o futuro que almejamos depende de nossas ações, das nossas cobranças e das nossas escolhas. Abraços, Nelson

      Curtir

  5. Nelson, belo texto. não sou velejador, nem marinheiro, apesar de gostar muito de agua,mares e rios sempre me trouxeram muito bem estar. Vejo no seu texto uma grande angustia pela inoperância não só do estado, como também dos seus companheiros de vela. Já a alguns anos milito por infra estrutura ciclo viária na cidade de São Paulo e sinto esta angustia aqui também, apesar de serem modais diferentes muito do que colocou em seu texto sinto com relação ao cuidado que é dispensado quando falamos de transportes sustentáveis. talvez ai esteja a maior semelhança entre nossos modais,e também é o que me faz simpatizar muito com a Vela. Nestes anos todos pedalando pela cidade, buscando alternativas, não só em infra estrutura como em educação, percebi que o maior protesto que posso fazer é continuar pedalando, com ou sem estrutura ou educação.Neste meio tempo conheci bastante gente com as mesmas aflições que eu sentia pelo simples fato de as expor. Continue navegando, fotografe, compartilhe e acima de tudo, acredite. Se estamos vivos ainda podemos melhorar as coisas. Abraço.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Renato Botelho, muito obrigado pelo comentário tão enriquecedor. Você se aprofundou na essência do texto, onde peguei o mote de um simples píer para tentar levantar uma bandeira que inclui tudo o que você falou. Obrigado e mais uma vez, parabéns pelo comentário, Nelson

      Curtir

  6. Com tudo isto que acabo de ler,vejo que todos tem sua razão. O fato é,cada um tem que cuidar,denunciar,brigar pelo seu rio ou mar .Se todos nos unirmos com certeza vamos estar nos ajudando por um futuro melhor. Hoje navego no Rio Tietê, e toda certeza faço a minha parte. Assim como todos os outros navegadores. Temos apoio da Marinha, e da ABVC Interior. As Marinas também estão abraçando a causa, foi difícil mais esta acontecendo a conscientização, que todos precisamos manter sempre longe das águas toda especie de sujeiras que possam poluir. Sempre que vemos desmatamento ou queimadas, é denuncia na certa. Com tudo isto acontecendo e ajuda de todos, hoje a Represa de Promissão tem uma qualidade de água que se pode beber tranquilamente. Bons ventos a todos.

    Curtir

  7. Caro Nelson, o futuro dos rios e sua preservação passa pela educação das futuras gerações! Nas minhas aulas no curso de logística, na faculdade, falo da vocação aquaviária de nosso país e vejo olhares incrédulos dos alunos que muitas vezes não se dão conta da importância econômica, social e cultural, por exemplo, do nosso Paraguaçu… confesso que li o seu belíssimo texto e ao final me senti triste…
    Um abraço,

    Adriano Hora
    Veleiro Desmantelo.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Pois é Adriano, nossos rios são riquezas praticamente desconhecidas pelo povo brasileiro. O seu trabalho de ensino é de grande importância para reverter esse cenário e merece um incentivo maior das universidades. Grande abraço, Nelson

      Curtir

  8. Nelson, antes de mais nada parabéns pelo tema abordado, parabéns ainda maior por gerar tantas opiniões divergentes que convergem entre sí ao fim de tudo. A dialética e o contraditório são maravilhosos nesse post. Quanto ao Paraguaçu, que reflete a verdade de todas as águas deste nosso Brasil, sou da mesma opinião que você, é preciso investir sim. A todos que concordam ou discordam dessa opinião meu fraterno abraço. Seu tiro foi dez nessa matéria amigo Nelson.

    Curtir

  9. Falaram tanto que não sobrou nada pra eu dizer rsrsrs!

    Curtir

Deixe um comentário