O que eu uso


Enseada de Garapuá BaEnseada de Garapuá CCD GoldEnseada Garapuá BlueChart Carta oficialQuando me perguntam qual o melhor programa de carta náutica digital que conheço, não pisco nem o olho para responder: CCD Gold. Claro que muitos hão de discordar, porque cada um tem suas preferencias, razões e justificativas, mas para mim não existe nada mais perfeito para a navegação amadora, principalmente no litoral entre a Argentina e a cidade do Natal/RN. O Clube de Cartas Digitais – CCD Gold, fundado pelo argentino Rodolfo Larrondo, tem o propósito de corrigir a lacuna existente entre as cartas náuticas oficiais, que priorizam basicamente a navegação comercial, coletando informações – extremamente precisas – levantadas por inúmeros navegantes amadores. Para se aventurar em pequenas enseadas, barras, canais e rios o navegante amador, ao utilizar as cartas oficiais, navega praticamente as cegas devido aos detalhes do desenho da costa estarem mal representados. Veja nas imagens acima a enseada de Garapuá, litoral sul da Bahia: A primeira imagem é do Google Earth; A segunda é da Carta CCD Gold e a terceira é o mostrado em outro programa que utiliza a carta oficial.

Itacaré GoogleearthItacaré CCD GoldItacaré Carta oficial

Nessas imagens de Itacaré/BA, temos mais um flagrante do que acontece quando não estamos utilizando um programa de qualidade. A última imagem é de um GPS que utiliza a carta digital oficial. Claro que os novos modelos já trazem cartas bem atualizadas e quem navega em baías, rios e portos de interesse da navegação comercial não sente o problema com maior ênfase, mas basta se aproximar das margens para que se acender uma luz amarela na cuca. As informações da CCD Gold são atualizadas a cada ano, ou quando surgirem, que é uma raridade, possíveis erros. O Clube não tem fins lucrativos, mas os interessados em adquirir a carta paga uma taxa para cobrir custos de elaboração e atualização permanente. Na Bahia o representante oficial é o velejador Michael Gruchalski, (71) 99879797. Saiba mais acessando matéria, de 2008, no blog Popa.com.br e o link: CCDGPS.

12 Respostas para “O que eu uso

  1. Realmente cmt. Com minha pequena experiência já plotei um fundeadoro em terra firme pelas cartas oficiais da MB . Para navegação amadora extra rotas comerciais não funcionam. Grande abraço e parabéns por tocar no assunto cartas com tanta competência e oportunidade.

    Curtir

  2. Curiosidade, esse Michael é o da Tempestade?

    Curtir

  3. Muito boa essa matéria, é impressionante a diferença das CCD Gold para a outra!

    Curtir

  4. As CCD GOLD so podem ser instaladas em GPS Garmin?

    Curtir

  5. Você usa o CCD Gold em que aparelho?
    Dá para usar em laptop, tablet, telefone?
    Um 23′ dá para andar pela costa da Baía?
    Camamu, São Paulo, etc?

    Curtir

    • diariodoavoante

      Fred, apenas o GPS Garmin aceita a instalação da CCD Gold, mas ela pode ser instalada em laptop, que com um programinha de navegação, você pode navegar em tempo real. Um 23 pés navega tranquilamente todo o litoral baiano. Grande abraço, Nelson

      Curtir

  6. Republicou isso em ecologiascBloge comentado:
    Interessante!

    Curtir

Deixe um comentário