São Tiago do Iguape, um lugar imperdível


IMG_0072

Vamos lá: No dia 03 de Julho, na postagem “E nem choveu”, prometi contar qual foi o nosso destino depois que deixamos Salinas da Margarida e adentramos as águas históricas do velho Rio Paraguaçu. A imagem do Avoante ancorado em frente a uma igreja emoldurada por uma paisagem encantadora atiçou a curiosidade de muita gente. Confesso que desde que vi essa imagem em fotografias e roteiros náuticos da Bahia, fiquei tentado a navegar até lá, porém, por algum motivo alheio a razão, sempre deixei passar em branco a oportunidade, mas nunca abandonei a vontade. Dia desses o amigo e velejador baiano Haroldo Quadros me pediu para escrever um pouco sobre a Baía do Iguape e pronto, a vontade aflorou de vez.

IMG_0041 

São Tiago do Iguape, povoado pertencente ao município de Cachoeira e situado as margens da Baía do Iguape. Um lugar lindo e uma ancoragem mais do que perfeita para os amantes da vela de cruzeiro. Chegar até lá navegando é muito fácil e o canal, apesar de mais estreito do que grande parte do Rio Paraguaçu, oferece boa profundidade. Alguns waypoints precisam ser seguidos a risca, mas nada que ofereça maiores dificuldades e todas as coordenadas podem ser conseguidas em apenas um bate papo entre velejadores. Escrevi cinco textos sobre essa velejada que lavou a minha alma, mas por enquanto não posso publicá-los, porque foram escritos para a coluna dominical Diário do Avoante, que assino há mais de oito anos no jornal potiguar Tribuna do Norte, e a primeira parte sairá no próximo Domingo, 12/07. Na medida em que os textos forem sendo publicados prometo postá-los aqui.

IMG_0049IMG_0060 

Porém, não vou deixá-los com o doce na mão sem poder degustá-lo. Enquanto domingo não vem, contarei algumas passagens da nossa estadia e mostrarei algumas imagens desse povoado que nos deixou encantados e com planos de retornar muito em breve.

IMG_0033IMG_0039 

São Tiago do Iguape foi fundada em 1555 com a construção da primeira igrejinha construída pelos jesuítas. Os 460 anos de sua história contam um passado de prosperidade e declínio, como muitas cidades erguidas naquela época. A igrejinha virou Matriz, os jesuítas foram expulsos do Brasil, a economia vacilou e mudou de rumo, e a importante cidade do passado perdeu o prumo e o que era doce se acabou.

IMG_0020IMG_0053

O pequeno povoado, que se estende por trás da Matriz, vive da pesca artesanal, do dinheiro das aposentadorias e de pequenos comércios, como o de Dona Calú e Seu Jarinho. O casal nos foi indicado por velejadores baianos que outrora navegaram até Iguape. Calú e Jarinho são duas simpatias e fáceis da gente de apegar. Foi dito também que o lugar era rico em camarão e no dia seguinte a nossa chegada, recebemos a visita do Seu Lito, proprietário da canoa Carolina, outra simpatia e sempre pronto a ajudar o navegante, que nos ofereceu o crustáceo pego na hora. Fizemos a festa! Um fato engraçado foi que ele achou que éramos gringos, pois, segundo ele, há muito tempo não chega veleiro brasileiro em Iguape, somente estrangeiros. – Gringo, camarão!

IMG_0062IMG_0063 

Passamos três dias com o Avoante ancorado em frente a Iguape e o desejo era de ficar mais um bom pedaço, mas tínhamos que seguir viagem. O desembarque não é dos melhores, mas isso a gente releva com a maior boa vontade. Com maré baixa e como o fundo é de lama, o desembarque é muito desconfortável, porém, para não sujar os pezinhos, basta esperar a bordo, lendo um bom livro ou escarafunchando alguma manutenção de rotina, até que a maré cheia traga o conforto de um desembarque em grande estilo. Vou falar mais sobre o lugar, peço apenas que você tenha um pouquinho de paciência.

IMG_0014 

São Tiago do Iguape, um destino imperdível e um fundeadouro abençoado.

Anúncios

12 Respostas para “São Tiago do Iguape, um lugar imperdível

  1. O que é o viver, senão um escolher cotidiano? Admiro sua escolha, Comandante! Abraço

    Curtir

  2. Afe! Corri pro google maps à procura deste lugar encantador e nada, quase morri de curiosidade. Adorei! Lindo demais! Quem sabe um dia!!!

    Curtir

  3. Esse lugarzinho ta na lista dos que eu quero conhecer!

    Curtir

  4. julival fonseca de goes

    Correta a discrição sobre IGUAPE.! Aliás, nosso Weelington Costa somente para os intímos e um tal de NENEM para os apegados a formalidades oficiais TAMBÉM comandante supremo do colossal LEPARRUN, acaba de ser reeleito como a maior autoridade náutica sobre o lugarejo o encantador Iguape, Nossa solidariedade e à disposição Julival Fonseca de Góes.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu caro amigo Julival, quando voltei de lá e ancorei em São Francisco do Paraguaçu, o Nenem cruzou a ancoragem em direção a Iguape. Abraços e obrigado pelo comentário, Nelson

      Curtir

  5. Lindo lugar cmt! Ja estou com vontade de ir lá. Só falta os way points. Abraço. Familia Unlimited

    Curtir

  6. Caro amigo, minha mãe nasceu aí e temos grandes vínculos com o lugar. Parabéns pela escolha!! Realmente Santiago é lindo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s