De quem ama o mar


11137125_816966815039788_7274724604922374263_n

Olhando essa imagem que copiei de um grupo do facebook, me veio a lembrança de um casal espanhol, que esteve em Natal/RN em 2009. Carlos e Magdalena, chegaram vindo de Fernando de Noronha/PE a bordo catamarã Prati, com pretensões de permanecer na capital potiguar por uma semana. Nesse ínterim, tomaram conhecimento que o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, estava para chegar e resolveram estender por mais uns dias a permanência sobre as águas do Rio Potengi. Fizemos amizade e um certo dia Carlos nos convidou para jantar a bordo do Prati, um estiloso e belo catamarã Catana de 50 pés. No jantar ele comentou sobre o Cisne Branco e disse que se houvesse visitação eles seriam os primeiros da fila. No dia seguinte liguei para o capitão dos portos, na época o CMG Francisco Vasconcelos, um grande amigo, e falei das pretensões do casal espanhol. O comandante Vasconcelos confirmou a chegada do navio-veleiro, porém, não haveria visitação aberta ao público, mas ficou de ver o que poderia fazer. Dois dias depois o Cisne Branco entra imponente no Porto de Natal e ao passar na popa do Prati foi saudado com buzina, bandeiras e acenos pelo casal que estava em grande emoção. A noite o Carlos me perguntou: Nelson, o que aconteceu para não haver nenhum barco e nenhum velejador a esperar o Cisne Branco? Na verdade não soube o que responder e apenas disse que o brasileiro não dava muita importância a essas coisas. Ai ele disse ser uma pena, pois na Espanha, a chegada de um navio belo como aquele era motivo de festa e centenas de embarcações se fariam ao mar para navegar em flotilha. Sem mais o que responder: Apenas balancei a cabeça afirmativamente. O comandante Vasconcelos conseguiu liberar a visitação para o casal e eu e Lucia fomos junto. Juro que nunca vi um homem tão feliz e quando subiu a bordo, os olhos dele se encheram de lágrimas. Por que temos que ser assim tão indiferentes?  

Anúncios

13 Respostas para “De quem ama o mar

  1. Gracias Nerlson pe la lembranza de nos.., muito bonito o reportagen.
    Abrazos.
    Magdalena y Carlos

    Curtir

    • diariodoavoante

      Caros amigos Carlos e Magdalena, como poderíamos esquecer de pessoas que para nós sempre tiveram carinho e atenção. Você nunca foram esquecidos e nunca serão. Um grande abraço, Nelson e Lucia

      Curtir

  2. julival fonseca de góes

    Caros Nelson/Lúcia: mesmo que sendo um desabafo( fugindo da racionalidade) respondemos assim: somos frutos da pior espécie “humana”. Dissemos humana? Nossos perdões a essa. Senão vejamos: o que foi que Portugal ao aqui chegar se apossar de nossas riquezas naturais, nos deixou de legado? Ao que saibamos: degredados, estupradores, assaltantes, cruéis assassinos: A pior gentalha dentre a humanidade….E o que deixaram os portugueses abandonados no caís do Porto, em sua terra, Portugal? a biblioteca nacional.Quer dizer, preocupados com o secundário, o dinheiro, bens materiais, abandonaram à própria sorte a maior riqueza que poderiam legar ao Brasil: C O N H E C I M E N T O S! Os resultados aí estão, a continuidade de nossa origem. Sem tirar nem por: nossas maiores autoridades “chefetes da politica nacional” roubando e permitindo que roubem a consciência nacional. Dissemos consciência? Será que que a temos? MENGOO! BAHEEA! COORINTHIAS! SANTOOS! PALMEIRAAS! Aí estão as respostas à nossa agonia.:celebrizarmos a três pernas de páus ( jogadores de futebol) acometidos da doença da dengue, em detrimento de milhões de outros “seres humanos” que padecem nos corredores dos açougues hospitalares , quando não claramente levados à morte. Um outro desastroso exemplo: um tal Galvão, campeão narrador de futebol, foi agraciado com o título de cidadania soteropolitano. Sabin, descobridor da vacina contra a poliomelite, teve a a aprovação de seu nome caçada pela câmara municipal de Salvador. Quer saber mais alguma resposta?.
    Um abração, com nossos maiores desejos de paz, saúde e plenas realizações e fraternalmente, Julival Fonsêca de Góes ( 71-87741238)

    Curtir

    • diariodoavoante

      Caro amigo Julival, velejador dos mais belos mares de uma Bahia encantada, seus comentário sempre nos leva a reflexões extraordinárias. Somos sim o povo muito estranho e terrivelmente desmemoriado. Um grande abraço, Nelson

      Curtir

  3. Esse post mostra a completa falta de cultura nautica do nosso país, como diz Amyr klink “viramos as costas para o mar”.

    Curtir

  4. Sendo um gringo morando nesta bela cidade de Natal há 12 anos, não vou me permitir entrar neste papo de criticar o povo Brasileiro, que leva como todas as nações do mundo suas particularidades.
    Mas agora que sabemos que o Cisne branco aportara em natal dia 25, poderíamos juntar uma pequena flotilha para acolhê-lo.
    Ofereço alguns lugar no Miss Carol, se tem gente que quer “buzinar “ esta chegada.
    Vai que a gente desperta algo…
    Abraços Nelson, Frederic CUCUPHAT ( recém capitão )

    Curtir

    • diariodoavoante

      Fred, é uma alegria tê-lo navegando em nosso blog. Espero que o grupo de vela do ICN aceite seu convite. Um grande abraço, Nelson

      Curtir

  5. As autoridades tambem nao colaboram com a divulgação e estimulação, na verdade afugentam os visitantes e apaixonados, ao ponto do que se refere o texto.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Wilson, mais uma vez, muito obrigado pelo comentário. Abraço, Nelson

      Curtir

      • alguem tem mas infos enquanto a chegada dia 25 ?

        Curtir

      • diariodoavoante

        Fred, infelizmente a tradição náutica brasileira se restringe as sombras dos palhoções. Grande abraço e não deixe de dar as boas vindas ao Cisne Branco, quando de sua entrada no Porto de Natal dia 25 de Abril, Nelson

        Curtir

  6. Meu sonho é conhecer o Cisne Branco. Me avisem quando estiver por aqui!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s