O farol e um lugar lindo assim


3 Março (451)

Tem lugares que marcam nossas vidas por motivos diversos e tem aqueles que mesmo sem nunca termos ido até lá, conseguem a façanha. Posso fazer uma pequena lista com lugares assim que me marcam, mas alguns são verdadeiras utopias e outros muitas vezes estão tão próximos que chegam a ser distantes. Entenderam? Vamos dizer que sim!

3 Março (468)Desde de que embarquei no Avoante e comecei traçar rotas pelos mares do nordeste me deparei na Carta Náutica com o Farol do Itarirí, localizado na Praia de Itarirí, litoral norte baiano. Era o segundo farol da costa da Bahia, no sentido norte/sul, e o primeiro que avistamos durante a noite, pois tiramos uma linha reta a partir de Maceió e foi com a orientação dos seus 5 lampejos brancos, que nos aproximamos novamente da costa. Mas o fato marcante foi que pela manhã, ao lançarmos ao mar as linhas de pesca, embarcamos várias bicudas, cavalas e dourados. Foi uma festa! Depois disso, sempre que navegamos no través do Itarirí pegamos pelo menos um peixinho. Pense num rio abençoado!

 imagePois é, o Rio Itarirí tem para mim esse fascínio e sempre desejei conhecê-lo melhor. Nas minhas andanças rodoviárias entre Salvador e Natal, ao seguir pela estrada da Linha Verde, rodovia litorânea que liga a Bahia com Sergipe, era uma tentação visualizar a placa indicativa da Barra do Itarirí, mas nunca havia tempo disponível para entrar e sempre me prometia na ocasião da volta. Porém, a promessa nunca era cumprida e o Itarirí ia ficando para a próxima viagem.

3 Março (457)3 Março (460)3 Março (461)3 Março (463)

No último final de semana de março fui a Aracaju/SE, de carro, e na volta não teve desculpas: Entrei na estradinha de barro, de 6 quilômetros entre um vasto coqueiral, e fui me apresentar a essa prainha gostosa, convidativa e que me abastece de peixe quando cruzo suas águas. A praia que fica 160 quilômetros distante de Salvador mais parece uma vilazinha de pescadores, rústica e nativa. Algumas barracas estendem suas mesas na areia a beira do rio, que tem um banho maravilhoso. A paisagem de dunas, rio, mar, mangue e mata verde é um bálsamo para nossa alma e a vontade é de ficar por ali para sempre. Barra do Itarirí conta com uma boa infraestrutura de hospedagem entre pousadas, hotéis, resort e até o aconchego de casas de nativos.

3 Março (466)

Do alto do morro do farol, numa caminhada para testar o fôlego, a vista é maravilhosa de uma das mais belas praias do litoral baiano. Valeu ter ido até a Barra do Itarirí e agora, quando navegar no través daquele farol posso dizer assim: Pense num lugar bonito! 

Anúncios

8 Respostas para “O farol e um lugar lindo assim

  1. Gostei da sua conta do recado. E mais uma vez que eu possa repetir observação de vizinhanças da barra do Itariri, por terra e pelo mar, onde já tínhamos visto o ambiente.

    Curtir

  2. Fiquei com vontade de conhecer!

    Curtir

  3. julival fonseca de góes

    Caro Nelson, parabéns pela redação. Mesmo que esta esteja com uma certa boa dose de fantasia que você dá ao local de Itariri.À nosso ver, caso nossas “autoridades” das esferas públicas de nosso País, contassem com uma racional inteligencia, mesmo que esta diminuta( válido para todos os governantes), já deveriam ter contratado o grande encantador de sonhos para escrever sobre nossas coisas, paisagens…Vá em frente. Porque SONHAR também é preciso. Recomendações à primeira dama Lúcia. Até breve, Julival Fonsêca de Góes( SEDUTOR, o veleiro amigo)

    Curtir

    • diariodoavoante

      Meu amigo Julival Góes, minha escrita é pequenina para tanta responsabilidade. Por enquanto vou navegando por aqui e tentando descrever o mundo pinceladas de encanto. Um grande abraço, Nelson

      Curtir

  4. Amigo Nelson, conheço este pedacinho há 30 anos, já fiz muito camping por lá, maravilhoso, porém não vá no final de semana, fica entulhado de ônibus despejando muita gente com muito batuque e falta de organização.
    Esta faixa litorânea que segue para o norte, passa pela praia do Jacaré, Conde e Siribinha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s