Ao tempo, aos amigos e a vida


download

Pois é, um dia a gente acorda, olha para um lado, para o outro e se dá conta que o tempo passou muito mais rápido do que gostaríamos que fosse.

Hoje fui ao supermercado para providenciar os ingredientes de uma moqueca de peixe e outra de camarão com banana, pois é, camarão com banana, uma das dez melhores maravilhas gastronômicas do cardápio de Lucia, e me peguei numa incrível viagem de regressão.

Lá avistei vários amigos dos tempos de infância, adolescência e dos anos dourados e caiu a ficha de que a idade realmente começou a pesar nas nossas costas. Não quero nem falar dos cabelos brancos, pois há muito eles definiram o meu visual e nem penso em colocar uma camada de tinta sobre eles, pois não mais me reconheceria diante do espelho e nem Ceminha, minha Mãe, deixaria que entrasse em sua casa.

Procurei caminhar pela loja o mais invisível possível, mas essa é uma condição que por mais que a gente queira não consegue. Na verdade nunca achei que em outros tempos fosse visível, mas o decorrer da vida tem provado que minhas certezas não merecem tanto crédito assim. Os amigos são para sempre e por mais que a gente navegue em rotas invertidas, no futuro, em alguma esquina de continente, os caminhos se cruzam. É assim o show da vida!

Antigamente eram as esquinas, as turmas, o colégio e os esportes que fundiam grandes amizades. Hoje as amizades são zipadas nas mídias sociais que povoam o mundo de bruxarias da internet, mas é tudo tão volátil que num piscar de olhos, com se fosse uma grande bolsa de valores, os amigos se vão e a gente, se não acompanhar o passo, vai ficando para trás. Mas amigo é amigo e quem quiser que prove o contrário.

Naquele supermercado me dei conta que agora faço parte do passado, pois muitas das minhas certezas estão lá. Alguns amigos das antigas me cumprimentaram, outros me olharam de relance, outros mais fizeram cara de esquecidos e até posso jurar que esqueceram mesmo. Porem, saí da loja feliz e consciente que a vida é uma via de mão única, sem retorno e que as amizades vão sendo renovadas e conquistadas diariamente, porque, por mais que queiramos, não conseguimos frear o bonde das amizades, que a cada dia cabe mais um.

Em momentos assim é que vemos que velhos amigos continuam amigos, porém, os novos são tão amigos quantos eles e todos merecem a sinceridade do nosso abraço, a alegria do nosso sorriso, o afago do nosso carinho, as horas intermináveis de nossa atenção e a confiança que depositamos neles de olhos fechados.

Hoje comemoro 53 anos de vida e foi um presente maravilhoso ter entrado naquele supermercado e ter me deparado com tantos rostos que fazia anos que não avistava. Foi sim uma sensacional viagem através dos tempos relembrando momentos e vasculhando os mais recônditos e empoeirados arquivos da mente. Em questão de minutos assisti o filme da minha vida, ou uma boa parte dele, ser exibido entre os corredores e gôndolas daquele frio supermercado e adorei estar ali.

Lógico que não recebi nenhum parabéns, pois amigos das antigas não se lembram de datas assim, mas saí agradecido e carregando no coração um grande e valioso presente de aniversário.

Chegando em casa, abri o computador e lá estavam centenas de mensagens de felicitações, a grande maioria de amigos virtuais e que raramente terei o prazer de aperta-lhes a mão, mas todos amigos e todos ciosos de demonstrar atenção e carinho, porque é assim que são feitas as amizades nesses tempos modernosos. Clicando aqui e ali descobri que tenho quase dois mil amigos, um sem número de agregados e mais uma vez fiquei feliz.

E as moquecas? Elas foram preparadas para festejar a data com a família que merece ser festejada sempre e eu até pretendia parar as comemorações por ai, mas tinha os amigos e como Lucia não deixa passar em branco, a coisa foi em frente.

Bem, Lucia falou que a noite iria preparar um risoto para receber alguns poucos amigos que haviam ligado querendo saber se teria alguma comemoração do meu aniversário. Poucos? Pois é, a gente tem mania de achar que não temos importância nenhuma para as pessoas e o mais gostoso é quando comprovamos que estamos errados.

Esse texto meio atrapalhado é para agradecer a todos os amigos que ao longo desses 53 anos se fazem presente em minha vida e nesse dia do meu aniversário vieram me abraçar, telefonaram, enviaram mensagens e também aqueles que por algum motivo esqueceram.

Pois num é que até o Google lembrou!

Muito obrigado pela amizade de vocês.

Nelson Mattos Filho

04/02/2015

17 Respostas para “Ao tempo, aos amigos e a vida

  1. Parabéns Nelson, muita saúde, paz, felicidades e muitas milhas a mais em sua vida. Um Abraço.

    Curtir

  2. Parabéns, saúde, paz e felicidade. Abração, Fred.

    Curtir

  3. Valeu, comandante! Que venham mais 53!!!!!

    Curtir

  4. Alice e Ricardo

    Nossos parabéns pra vc, Nelson. Somos da leva mais recente de amigos, mas esperamos chegar a ser dos antigos também. Felicidades e muita saúde! Grande abraço!

    Curtir

  5. Pô cara, to com os olhos cheios d’água!

    Curtir

  6. Realmente esse sentimento de reflexão e incertezas nos invade no dia do nosso nascimento e de certa forma procuramos saber o que mudou.
    Feliz aniversário que venha muitos outros e que eu posso me beneficiar e aprender muito mais do mundo náutico nesse blog.
    Bons ventos!!!!!!!

    Curtir

  7. Mestre Nelson, gostaria muito de cumprimentá-lo pessoalmente pela passagem do seu aniversário, mas infelizmente estamos geograficamente distantes um do outro. Mas ainda bem que virtualmente estamos apenas à distância de um clique. Por isso a vida que o senhor vive a bordo e que tão gentilmente compartilha conosco é a vida que eu também vivo, porque quando leio suas publicações do dia-a-dia me imaginando ai ao seu lado, vivenciando tudo contigo. Logo, estamos juntos a bordo deste magnífico garanhão marinho Avoante, navegando nas águas de nosso litoral brasileiro. Estou certo ou errado? Um grande abraço e mais uma vez Feliz Aniversário! 😉

    Curtir

  8. Mestre, a propósito: te enviei um email.

    Curtir

  9. Parabéns meu amigo pelos 53 anos bem vividos !….é o que Alice e Eu lhe desejamos.

    Curtir

  10. Catarina Helena

    Querido amigo , gostaria muito de te dar aquele abraço, e participar desta comemoração tão saudável e autêntica que é esta ao lado dos amigos , nas espero que em breve possamos fazer isso beijos , felicidades saúdes e muitos bons ventos comandante 😍👏👏👏👏🎈🎈🎈🎈🎉🎊🎋🎁🍷🍷🎂⛵️

    Curtir

  11. Nelson não te conheço pessoalmente , mas vai mais um, Parabéns , muita saúde , com bons ventos sempre. .Lembre sempre dos seus amigos,mesmos os que fizeram que não te conhecê … Mas te conhecem e bem.

    Curtir

  12. Haroldo Quadros

    Parabéns Nelson! Grande abraço. Haroldo.

    Curtir

  13. Nelson, parabens por vc existir. Seus artigos, quase sempre parecem que foram escritos para mim.
    Parabens e obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

