O caso Tunante II


Tunante-II-balsa

Já disse aqui que o desaparecimento do veleiro Tunante II vai ser assunto para muitos debates e infinitas teorias no mundo náutico. O que aconteceu realmente e o que se passava na cabeça do comandante quando decidiu soltar as amarras, diante de previsões meteorológicas tão severas, é um mistério para o sempre. Li no site Popa.com.br , click e veja a matéria completa, que a família do comandante do veleiro esperava a divulgação do laudo pericial da balsa salva-vidas, feito pela Marinha do Brasil, porém, na mesma postagem, o editor do Popa, Danilo Ribeiro, contesta a informação, porque é sabido que a Marinha não divulga resultados de laudos sobre acidentes, o que deveria fazer. O assunto já foi abordado no Popa.com.br, em 2011, e os parágrafos grifados abaixo compõem o artigo. Como disse: O caso Tunante II é enigmático. 

Sigilo sobre a investigação de acidentes

“A divulgação das causas de um acidente são de grande importância para o meio, podendo evitar que um mesmo erro seja cometido por outros. A Marinha do Brasil instala inquéritos após os acidentes, ouve testemunhas e toma as providências que julga pertinentes. No entanto, a Marinha não divulga os resultados de seus inquéritos, ao contrário do que faz a Aeronáutica.”

“O Comandante Augusto Chagas trouxe há alguns anos uma publicação da autoridade marítima da Nova Zelândia contendo fartas informações sobre os acidentes averiguados. Apresentam o cenário, características da embarcação e da tripulação envolvidas, as condições do tempo, mais um relato do ocorrido com suas causas e consequências, e ainda outras informações.” 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s