A última Lua cheia de 2014


IMG_0037

Lua de magia, dos sonhos, dos namorados, dos amores, dos desamores, dos luais, das paixões, dos poetas, das poesias, das fadas, das bruxas, dos contos, das fábulas, dos encantos, das serenatas, das mistérios, dos deuses, dos lunáticos, dos loucos, dos astronautas. Lua de São Jorge e do dragão. Lua cheia de desejos e reguladora da vida. Dama prateada, serás sempre Lua e sempre linda. Lua cheia, hoje é dia de festejar seu último passeio sobre o Céu de 2014 e pedir sua benção para o futuro que já desponta no horizonte da nossa alma. Vá em paz Lua cheia!

O que é interessante saber mais da última Lua cheia de 2014? Navegando no site CLIMATEMPO, em matéria assinada por Josélia Pegorim, pesquei o seguinte:

LUA CHEIA A lua terá 100% do seu disco iluminado pelo sol às 9h27 desse 06/12. Na noite do Sábado e madrugada do domingo e também na noite do domingo e na madrugada da segunda-feira, 8 de dezembro, ainda poderemos apreciar uma bela lua! A melhor visualização da lua cheia no fim de semana será nos Estados do Sul do Brasil que terão pouca ou nenhuma nebulosidade, por causa do predomínio do tempo seco. Nas outras Regiões, será preciso um pouco de paciência para esperar os momentos de diminuição da nebulosidade.

LUA CHEIA 1

Lua ajuda ver outros corpos celestes

A luminosidade excessiva da lua cheia muitas vezes prejudica a observação de outros astros. Mas neste fim de semana, a lua cheia vai ajudar a ver Aldebaran, uma das estrelas mais brilhantes do céu. A lua também será referência para ver as Plêiades, um aglomerado estelar (um monte de estrelas, bem juntas) muito bonito.No dia 11 de dezembro, já decrescente, é a lua que vai ajudar a ver Júpiter. Você poderá ver este planeta à olho nu e até nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a poluição luminosa é intensa.

Tempestade de estrelas cadentes

Mas o maior evento astronômico de dezembro será as várias chuvas de meteoros que vão ocorrer, ao mesmo tempo, numa mesma região do céu, entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2014. O ponto alto do evento será no dia 13 de dezembro, quando ocorre o máximo da chuva de meteoros Geminids, a mais esperada pelos astrônomo.

  

Anúncios

4 Respostas para “A última Lua cheia de 2014

  1. Que beleza! Brindemos e cantemos à ela. Em homenagem, vou pegar agora o violão e cantar essa que considero a mais linda canção de luar escrita por Villa Lobos:

    Melodia Sentimental

    Acorda, vem ver a lua
    Que dorme na noite escura
    Que fulge tão bela e branca
    Derramando doçura
    Clara chama silente
    Ardendo meu sonhar

    As asas da noite que surgem
    E correm no espaço profundo
    Oh, doce amada, desperta
    Vem dar teu calor ao luar

    Quisera saber-te minha
    Na hora serena e calma
    A sombra confia ao vento
    O limite da espera
    Quando dentro da noite
    Reclama o teu amor

    Acorda, vem olhar a lua
    Que brilha na noite escura
    Querida, és linda e meiga
    Sentir teu amor e sonhar

    Curtir

    • diariodoavoante

      Grande poeta cearense, receba um forte abraço e queira Deus que possamos degustar uma serenata sob o luar de baía de Camamu.

      Curtir

  2. Olha aí o Elsão, rapaz!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s