Um passeio e novos amigos


IMG_0082

Sexta-Feira, 14/11, tivemos mais um dia de boas companhias a bordo do Avoante em um passeio pela belezura das águas mansas da Baía de Todos os Santos. Recebemos os casais Fernando Leite/Luciana e Rogério Damasceno/Eliana, para um Day Charter até a Ilha de Maré, com direito a saborear as delícias culinárias da chefe Lucia e sua cozinha maravilhosa. Fernando, de camisa branca, que veleja nos lagos e represas do planalto central, pretende enveredar nas águas do Atlântico e para isso escolheu o Avoante para suas primeiras milhas no reino de Netuno. Não foi ainda um batismo em mar aberto, como ele queria, mas foi o motivo para apresentar o seu sonho para a esposa e os cunhados, que adoraram a experiência. 

5 Respostas para “Um passeio e novos amigos

  1. Ê Avoante encantado!!!
    Cmte, não se esqueça, anote aí, comprei passagem para Salvador para dia 01/03/15.

    Abraços.

    Mucuripe

    Curtir

  2. Rogerio Damasceno

    Há trinta e um anos, quando saí do Rio de Janeiro para viver em Salvador, participei de um passeio de escuna, pela Baía de Todos os Santos, com um grupo de amigos, dentre os quais estava Maria Eliana, uma alagoana que meses depois se tornaria minha companheira e esposa pelos últimos trinta anos.

    Desde então, o meu “relacionamento” com essa maravilhosa baía se restringia a umas poucas travessias de ferry para a Ilha de Itaparica, e mesmo assim para seguir viagem, não aproveitando as suas paradisíacas praias.

    Apesar de sempre morar em cidades com belas praias, incluíndo sete anos no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, onde eu destaco Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé, sendo essa ultima local de minha residência nesses sete anos, eu, minha esposa Maria Eliana e filhos, nunca cogitamos, ou mesmo tivemos a “coragem”, de nos aventurarmos nas atividades náuticas, seja com apenas uma moto aquática.

    Por outro lado, meu concunhado, compadre e grande amigo Fernando Leite, desde a sua pré-adolescência, tinha uma ligação forte com o mar, seja em pescarias ou em passeios de jangadas pelas belas lagoas de Mundau e Manguaba de Alagoas.

    Há trinta anos, quando do início de nossas vidas profissionais e familiares, cheguei a fazer um passeio, “comandado” por Fernando, por tais lagoas, utilizando uma jangadinha motorizada, projetada e construída pelo próprio Fernando utilizando tubos PVC.

    Desde então a ligação de Fernando com barcos foi crescendo e após vários anos, e tentativas nesse lazer, hoje ele, que reside em Brasília, possui uma casa a beira da represa de Corumbá IV, em Goias, onde já teve lancha e hoje encontrou, finalmente, a sua verdadeira paixão, além, claro, de sua esposa Maria Luciana, um pequeno veleiro de 23 pés.

    Contudo, seu sonho não estava plenamente realizado. Ele ainda precisava alçar vôos, ou “navegações”, maiores, os quais o levariam em direção às suas origens em Alagoas e às belas lagoas e praias do Nordeste.

    Tomou a decisão de que precisava ter um barco para navegar em tais águas e aí entra a minha participação nessa história.

    Eu, como já descrevi, nunca tive a vontade e “coragem” de entrar nesse tipo de aventura. Tenho colegas que possuem barco há anos, já tendo sido convidado a fazer um “passeio” o qual declinei.

    Porém, há alguns dias Fernando me pediu algo que eu não poderia recusar; ajudá-lo a procurar, aqui em Salvador, um veleiro catamarã modelo Praia de 28 pés.

    Tal procura culminou com um dos melhores momentos de meus 56 anos de vida; conhecer um casal maravilho, Nelson e Lúcia, proprietários do Veleiro Avoante, do qual fazem sua moradia.

    Estou enormemente agradecido por esses momentos que vivi nesse inesquecível dia 14 de novembro de 2014, não só pelo maravilho passeio pela Baía de Todos os Santos, e da deliciosa refeição, que Nelson e Lúcia nos proporcionaram, mas, e principalmente, pela receptividade, amabilidade e, acima de tudo, pela experiência vida e lição amor e convivência desse casal que faz do mar a sua moradia há dez anos.

    Muito obrigado a Fernando, Luciana, Nelson, Lúcia e à minha esposa Eliana por tudo.

    Rogério Damasceno. 16/11/2014

    Curtir

    • diariodoavoante

      Caro Rogério, suas palavras muito nos emocionou, pois é um reconhecimento que estamos no rumo que traçamos para nossa vida: Conquistando e regando as amizades com carinho e sinceridade.As portas e gaiutas do Avoante sempre estarão abertas para lhes receber com muita alegria. Um grande abraço, Nelson e Lucia

      Curtir

  3. MARIA LUCIANA CARNEIRO DE BARROS LEITE

    AMIGOS DO MAR…OBRIGADA PELA POSSIBILIDADE DE COMPARTILHAR, PAZ, LUZ, ALEGRIA,,SIMPLICIDADE,,,E ACIMA DE TUDO POSSIBILIDADES DE REALIZ. DE SONHOS. FERNANDO RUMO A NATAL…E EU RUMO A FELICIDADE DE VER MEU COMPANHEIRO FELIZ. VAMOS NOS REENCONTRAR….VAMOS JUNTOS CURTIR NOVOS PROJETOS. POR ENQUANTO FICA NOSSO SENTIMENTO DE GRATIDÁO.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Luciana, foi uma alegria ter adicionado vocês ao nosso mais amado círculo de amizades. Um grande abraço, Nelson e Lucia

      Curtir

Deixe um comentário

