A poita


IMG_0095

Essa boia em que o pequenino e ágio pescador descansa da sua labuta diária é uma poita, uma das tantas que encontramos por ai nas ancoragens. Hoje elas estão se multiplicando numa velocidade assustadora e trazendo dissabores para muitos navegantes, principalmente por estarem fincadas em ancoragens públicas e por serem públicas, não deveria existir tal regalia. As autoridades marítimas precisam acompanhar de perto, verificar a legalidade e retirar do mar as poitas que estejam em desacordo com a legislação. Tem muito espertalhão demarcando lugares nas ancoragens com o objetivo financeiro. O comércio de poita é uma realidade no Brasil e as autoridades estão fechando os olhos para não encarar o problema. Na minha opinião, não deveria existir lugar marcado em ancoragem pública. Se nas ruas não podemos marcar o lugar de estacionar o carro nem em frente de nossa casa, porque vamos querer fazer isso no mar? Se vai existir a poita em ancoragem pública ela deveria servir para o primeiro barco que chegasse e sem nenhuma cobrança, a não ser que exista uma regulamentação para tal como nos estacionamentos nas ruas e avenidas do centro das cidades. Reclamamos tanto da falta de ética cidadã dos nossos governantes e basta fecharmos a boca para agirmos tal e qual.  

Anúncios

9 Respostas para “A poita

  1. Não podemos associar , uma coisa, com outra, Automóvel é uma e Embarcação, é outra. Já estamos lutando, para que não seja recolhido o IPVA, então que sejamos consciente. deste questionamento. O Mar é enorme. tem lugar pra todos., e vamos Navegar. rsrsrsrsr

    Curtir

  2. No Caribe tem prais repletas de poitas públicas, quem chegar pega.
    Se deixarmos daqui alguns dias não vai ter lugar pra encostar um barco sem ter que pagar pros flanelinhas do mar.

    Curtir

  3. Putz existe essa coisa no mar?! A vida de navegante não é fácil…. rs

    Curtir

  4. Haroldo Quadros

    Sem falar Nelson das inúmeras poitas que são abandonadas, afundam e depois, quando lançamos âncora, temos o dissabor de vê-la enredada em um grosso cabo ou, pior ainda, corrente. Uma ‘poluição’ submarina…

    Curtir

  5. Já não basta o descaso com o domínio privado de praias, rios, lagos, e ainda querem privatizar as ancoragens públicas, que também são poucas, pois no Mar não se fundeia em qualquer lugar…É muita cara de pau..

    Curtir

  6. Grande abraço, comandante!

    Curtir

  7. Não estamos esquecendo um item importante da atracação, a Segurança? Públicas ou não quem as fiscaliza? Quando chegamos à noite numa delas quem nos garante que vamos acordar no perímetro programado, não vamos sofrer um abalroamento no giro de outra embarcação vizinha, que seu lastro está bem afixado e dimensionado para o nosso, que seus cabos não estão deteriorados a ponto de romper?

    Curtir

  8. Nelsão, concordo plenamente. Não tenho embasamento teórico sobre o assunto mas o que escutamos etnia clubes e marinas é que qualquer um pode colocar uma poita num local público e registrar na capitania como sendo sua. Perfeito o exemplo que deu das ruas. Já pensou se saíssemos por ai demarcando vagas de estacionamento em vias públicas?
    Muitas vezes chegamos em fundeios queremos ancorar mais não podemos pois tem boias pra todo lado sem barcos amarrados nelas. Mas ao mesmo tempo não podemos fazer uso das mesmas pois logo chega o “dono” reclamando propriedade. Se estão em lugares públicos que seja de uso público como já existe na BTS. Bem… Discussão para inúmeras linhas! 👍
    Grande Abraço!
    Tiago Nimbus

    Curtir

    • diariodoavoante

      Comandante, acho que precisávamos aprofundar essa discussão, pois muito em breve teremos uma situação fora de controle. Já vi problemas por causa de uma poita onde as duas partes chegaram as vias de fato. Abraços, Nelson

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s