Regata do descobrimento 2000. Diário de bordo do navegador – III


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Chegamos ao terceiro e último capítulo da história contada pelo velejador baiano Sérgio Netto (Pinauna) sobre a Regata do Descobrimento, acontecida no ano 2000 em comemoração ao descobrimento do Brasil. Sérgio Pinauna participou como navegador a bordo do veleiro Arribasaia. A Regata do Descobrimento teve a participação de vários veleiros brasileiros. Mais uma vez agradeço ao amigo Pinauna por dividir com os leitores do Diário do Avoante suas aventuras náuticas. Para quem não acompanhou os capítulos anteriores, basta clicar nos link, Capítulo I e Capítulo II.

REGATA DO DESCOBRIMENTO 2000. DIÁRIO DE BORDO DO NAVEGADOR – III

Sérgio Netto

1º de abril. Pasei um dia de cão, com forte gripe, dor no corpo, dor de cabeça, lezeira. Pela manhã subimos o balão já consertado, e à tarde o vento rondou de NE para N e tivemos que dar jaibe. Ai deu confusão e descemos o balão. Não dei meu turno, Felipe e Nobbi administraram. Hoje é aniversário de casamento de Nobbi, e Rose resolveu abrir um vinho. Daí que passou a noite mal, enjoada. O Bahia cruzou o equador hoje, e prevê chegada em Salvador 6 a 8 de abril.

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Em Mindelo, 1. o Comandante e seus agregados; 2.cais de desembarque. 3. No doldrum, todas as gaiutas do Beneteau 41 abertas. 4. Costurando a esteira do balão no dia 31/3/00.

2 abril. Às 09:30 GMT trip 629 mi, Vmedia 5,16 Ψ=6°53’N λ=27°24”W, Rumo V193, vel.5kn, vento NNE 10-15 nos, P=1016mb T=27,5°C UR=79%. Esta segunda travessia está mostrando que o discurso previsivo da primeira é simplório. Provavelmente cada travessia é única e o que pode ser generalizado é pouca coisa. Liana tem razão de novo: este tipo de viagem é para exercitar a humildade. Durante o dia descansei e melhorei da gripe. Ao por do sol fumei o primeiro cigarro do dia. As partidas de gamão estão SN8x4FC. O balão desceu ao por do sol, e Rose vomitou na operação. Já é o quinto dia seguido de balão o dia todo, com todas as gaiutas abertas. Às 20 GMT Ψ=5°53’N λ=27°38”W, vento NNE 10-15 nos, P=1014T=29°C UR=74%, vento NNE 12 nós.

3 abril. Já estou bem melhor da gripe e acordei cedo, 6h, para subir o balão. Andamos bem nas ultimas 24 horas, 140 milhas. Às 09:00 GMT T=27,5°C P=1015îmb UR=77%, céu com cumulus, Ψ=4°41’N λ=27°55”W , trip odometro 766 mi rumo V193 vel. 7 nós, vento NE 10-15 kn. Acabou o primeiro bujão de gás desde Mindelo. Às 13:44 GMT, meio dia hora verdadeira local, o sol rondou pelo sul e passou no meridiano local @ 92°. Passou de SE para NW, muito rápido em menos de 30 segundos. O sol hoje passou sua declinação pela nossa latitude. Tomei banho na popa com água salgada, enxaguei com água doce, e aparei a barba. Às 17 hvl apareceu um trem de ondas secundário de ENE, interagindo com o trem principal de NNE.T=31°C P=1013x UR 72% Ψ=3°41’N λ=28°08”W, Vento NE 10 kn..

4 abril. O dia amanheceu limpo e lindo, exceto pelo sul que estava cinza claro de estratos. Às 09:30 GMT Ψ=2°20’N λ=28°27”W, começou a chover pouquinho. Desarmamos a asa de pombo, subimos dog-house e bimini e seguimos com NE de 15 kn.Trip 913, progresso em 24h 143 mi. Ao entrar debaixo dos nimbo-estratos o vento caiu para 4 nós. É o DOLDRUM, finalmente! O mar ficou desencontrado, com ondinhas como na baia de Todos os Santos. Começamos a motorar a 1800 rpm, 5 nós, rumo V193. Às 12 GMT passou a dominar um trem de ondas ENE e o vento se estabeleceu ESE com 5-8 nós, Ψ=2°07’N λ=28°30”W. Às 16 GMT o dia limpou, só nuvens altas, vento ENE 10 nós, Ψ=1°43’N λ=28°36”W, P=1014 T=30°C UR=77%. Um levantamento após um almoço ruim, mostrou que só temos 11 refeições. Alterei o rumo em Ψ=1°30’N λ=28°39”W para V209. Trip 967.

5 abril – Às 13:134 GMT cruzamos o equador na longitude λ=29°28,8”W. Todo mundo na água para ‘batismo’, quando o sol passou ‘a pino’, meio dia hora verdadeira local. Nesta viagem tudo deu absolutamente certo. Felipão tem sangue bom. Nobbi, o ‘He-man’, foi fotografado não sei se chegando para o almoço ou saindo para o batismo. O restante da tripulação foi mais comedida.

Depois motoramos até 22:30, quando entrou um E-SE de 15 nós em Ψ=0°50’S λ=29°56”W. Desligamos o motor e passamos a velejar só de genoa a 7 nós (trip 1127mi, desde Mindelo).

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6 abril. Velejando o dia todo de mestra e genoa no hemisfério sul. Hoje foi o melhor rendimento até agora, 152 milhas em 24 horas. Minha gripe atacou de novo. Sobram 4 bananas, 3 ovos para cada e acabaram as verduras. Não temos comida suficiente para chegar em Salvador, e o Comandante mandou fazer rumo para Recife. O piloto automático, carinhosamente apelidado de Helô, em homenagem a Heloisa Schurmann, voltou a operar em NAV no rumo V216, direto para Recife.

7 abril. Hoje cedo Helô deixou de funcionar, mas o pessoal não me chamou. Foram timoneando na mão das 10:40 até as 13h, excessivamente arribados. Também nem Nobbi nem Felipão cabiam naquele buraco chocho onde está instalado o piloto. Quando acordei, desci lá e consertei, trocando os terminais; era apenas um mau contato. Às 13h estávamos a 35 milhas a barlavento de Fernando de Noronha, em Ψ=3°49’S λ=31°47”W.

8 abril. 11º dia de mar desde Mindelo. Os alísios de SE do hemisfério sul já estão estabelecidos. Por 3 dias seguidos cumprimos 152 milhas, em través apertado e contra-vento folgado, genoa toda e mestra no 1ºrizo quando o vento apertava para 20 nós. Hoje cedo uma onda entrou pela gaiuta do salão. Coisinha de nada, mas o povo se assustou, não estamos acostumados com isso! Uma enguia pegou a rapala no nascer do sol. Ninguém tratou, e no por do sol joguei fora. O chão do barco começou a ficar seboso, na cabine. Rose e Felipe não suportam mais entrar na cabine deles. A minha está boa. Li muito o dia todo, e a gripe está passando. Felizmente não contaminei ninguém. A noite foi de contravento. Andamos no ‘vane’, caindo para terra, e pela madrugada do dia 9 de abril vimos as luzes de João Pessoa. Pela manhã o vento rondou de S para SE, 10-15 nós. Mantivemos orça total com tudo em cima. Às 09:30, odometro 1598, andamos 125 milhas. Tarde de contra-vento. À tardinha estávamos tão aterrados que começamos a motorar por 30 milhas, até Recife, onde pegamos uma poita no PIC às 22:45, hora local, 01:45 GMT do dia 10 de abril. Ψ=8°04’S λ=34°52”W. Odometro parcial 1673milhas, total 4230. Vm.5,4 nós. Zerei o odometro parcial.

No dia 10, uma segunda-feira, abastecemos com 106 litros de diesel os tanques, mais ~40 litros dos camburões ‘doldrum’, de forma que gastamos 150 litros em 90 horas de motor a1,7 l/h. O horimetro do motor estava com 360 horas, e troquei 5 l do óleo do motor. Abastecemos com 450 litros de água, ou seja 450/5/13, gastamos uma média de 7 litros/pessoa/dia, uma esnobação! Hoje fomos jantar numa churrascaria, ‘O Porcão’.

11 de abril. Saímos às 08:30 do Recife Iate Clube, onde fomos abastecer, com mestra em cima e motor. Ao passar no PIC havia lá um barco português, que como nós arribou para Recife. Saímos a barra e pegamos rumo M180. Às 13:20 estávamos velejando a Ψ=8°28’S λ=34°46”W, com vento SE a SSE 5-10 nós.

12 abril – Hoje às 08:30 marcamos um progresso de 126milhas, vela com ajuda de motor, que contravento não é coisa de cavalheiro .Às 10:30 o vento rondou para ENE, com cumulus e estratocumulus. Às 12h P=1014mb T=31°C UR=74% Ψ=10°08’S λ=35°27”W. No final da manhã andamos em asa de pombo. À tarde o vento fraquejou, ENE 10 nós, verdadeiro, descemos a mestra e ligamos motor. O campeonato de gamão evoluiu e Felipe chegou a me passar, fazendo FC9x8SN, mas recuperei e no momento, 16h, está SN10x9FC, Ψ=10°25’S λ=35°43”W P=1013, T=29,5, UR=79%. Rose hoje ficou a manhã toda na cozinha fazendo o almoço: galinha+arroz+batata+farofa. Mila fez o feijão. Ganhei a 20ª partida, agora, 18h, SN11x9FC.

13 abril – A zero hora o vento era NE. Pela madrugada rodou para E 5-10 nós, e ai ficou. Às 09:00 P=1017 T=29°C UR=83%, Ψ=11°30’S λ=36°48”W, rumo V224, Helô em nav, mestra e motor a 5,5-6 nós. Progresso das ultimas 24 horas 130 milhas. À tarde entrou um SE de 15 nós que nos empurrou firme a 7-8 nós até a noite. Não houve jantar hoje. O almoço foi um strogonoff de filé com arroz que Nobbi fez. Colocou cogumelo e creme de leite separado em consideração ao navegador, que não gosta destas frescuras.

14 de abril. No meu turno, de 0-3, aproei no farol de Itapuã. Liguei para Dedo, Mano e Pedro Bocca. Vento E-SE 10-15 nós. Às 07:00 o vento rondou para ENE. Jaibamos o balão e às 08:00 entramos na BTS, de balão em cima, para júbilo das Felipetes que acompanhavam de terra. Ao passar o farol, Ψ=13°00’S λ=38°32”W o hodômetro marcava 402 milhas, o do GPS 441, de forma que pegamos 39 milhas grátis, de correnteza favorável. Os hodômetros totais da viagem marcavam respectivamente 4632/4753.

O final de semana de 15 e 16 de abril foi de festas no Iacht Clube da Bahia, com show folclórico, a melhor de todas as festas da travessia.

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Track do Arribasaia, de 8 de março a 14 de abril de 2000, 4700 milhas navegadas, saindo de Lisboa e parando em Funchal, Mindelo e Recife, com chegada em Salvador. Zero problemas a bordo, travessia tranquila e confortável.

 

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5 Respostas para “Regata do descobrimento 2000. Diário de bordo do navegador – III

  1. Maravilha de velejada,quase que embarcamos juntos pela brilhante narrativa.

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  2. Eita que fico aqui só coçando a cuca com vontade de avoar!!!!!

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  3. Muito boa a narrativa… e o melhor é que começou e terminou em um tempo generoso.

    Agora só fica devendo os capitulos finais d”A tempestade”, que tem que ser muito caxias (como eu) para ficar esperando. Muitos já desistiram…

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  4. Salvador Benchimol

    parabens, foi uma boa narrativa, ja deu meu horario mais li os 3 capitulos, nao aprendi a jogar mais adorei velejar com sua tripulaçao grande abraço!!

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