Proteção contra raios


2 Fevereiro (4)

A chuva, raios e trovões que castigou Salvador/BA na última Quinta-Feira,22/05, trouxe também alguns prejuízos e reacendeu uma velha preocupação no meio náutico, quando um raio despejou sua energia sobre o fundeadouro do Aratu Iate Clube danificando equipamentos de alguns veleiros e deixando muita gente de orelha em pé. Diante disso, o velejador Sérgio Netto nos enviou algumas recomendações, entre elas um indicativo de uma página da West Marine, onde ele diz assim: 

Na página: www.westmarine.com /WestAdvisor/Marine-Grounding-Systems,  vc tem as recomendações diversas, não só para proteção contra raios, mas para evitar problemas de corrosão.

Mas essencialmente a proteção contra raios nos veleiros é obtida fazendo um caminho condutor o mais direto possível entre o mastro e um terra na água, e conectando a este “eixo” as principais massas metálicas do barco. Dessas, as mais importantes são os tanques metálicos de água e combustível. O motor-redutor/rabeta ou eixo também, mas estes tem o aterramento garantido pela imersão da rabeta, ou em menor grau pelo sistema pé-de-galinha. Se estiver ancorado, a corrente metálica aterra o guincho de forma eficiente (filame de cabo não garante).

Quem tem quilha metálica (mesmo que revestida com polímeros, tinta, etc, deve usar a quilha como terra principal.

Quem não tem quilha metálica (catamarãs com bolina, etc.) pode usar uma placa de pelo 30×30 cm no casco, além do conjunto hélice-eixo-pé-de-galinha, ou rabeta.

No Delta 36, o mastro é conectado eletricamente à coluna de sustentação. Do pé desta a um parafuso da quilha são poucos centímetros, é só conectar com um cabo adequado (veja a norma; eu conectei o meu com um cabo de uns 5 mm de diâmetro (o mínimo recomendado AWG 8 tem um diâmetro de 3,3 mm).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s