A Saga do Barcaceiro


IMG_0012

“…Seria uma injustiça deixarem-se apagar as marcas de uma profissão marinheira tão antiga que desapareceu com progresso, quando milhares de homens velejaram a vida toda, sob o perigo e cansaço, longe da família, ganhando apenas o suficiente para o sustento dos que ficavam em casa, naquela faina de escoar o açúcar dos engenhos, trazer de longe o sal, os combustíveis, enviar para fora o coco, abastecer de seco e molhados os armazéns, numa época anterior à malha rodoviária que conhecemos hoje…”

Esse é apenas um pequeno trecho do livro do grande navegador alagoano José Fernando de Maya Pedroza, A SAGA DO BARCACEIRO, lançado em 1994 e que chegou em minha mãos através do amigo Davi Hermida. Um belo e emocionante registro da história da pequena navegação de cabotagem no nordeste brasileiro. Obra-prima que deveria ser lida por todos aqueles que tem no mar o cenário dos seus sonhos. 

Anúncios

2 Respostas para “A Saga do Barcaceiro

  1. José Fernando de Maya Pedrosa é um dos intelectuais brasileiros mais completos, transita com maestria entre a pintura, escultura, literatura e ainda é um homem do mar devotado ao ofício da navegação. Destemido e obstinado, sempre respeitou os desígnios da natureza, nas orações quando em seus comandos se fez uma criatura de singular beleza humana. Este é o meu testemunho dos anos em que o sirvo como seu primeiro imediato,com orgulho e apreço. Um exemplo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s