Aqui já teve um belíssimo e fascinante Museu


inauguração museu das naus (4)inauguração museu das naus (10)inauguração museu das naus (45)inauguração museu das naus (49)

“Com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema – Memória + Criatividade = Mudança Social -, será realizada, de 13 a 19 deste mês, em todo o país, a 11ª Semana de Museus. Em Natal, a abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (13), às 15h30, no Salão Nobre do Palácio Potengi / Pinacoteca do Estado… .”

Assim começa o texto na página do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, saudando a 11ª Semana Brasileira de Museus, que em Natal acontece de 13 a 19 de Maio. Há pouco menos de um ano, mais precisamente no finalzinho do mês de Agosto de 2012, o Iate Clube do Natal inaugurava com toda pompa o Museus das Naus, um arquivo maravilhoso e emocionante idealizado e produzido pelo arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda. Na época festejamos aqui a inauguração com o post: Seja bem vindo a bordo do Museu das Naus. A presença do Museu das Naus nas dependências do Iate Clube do Natal, era um ancoradouro perfeito para as precisas e fieis miniaturas das naus e caravelas da época dos descobrimentos, além de que, daria ainda mais importância ao Iate Clube do Natal como ocupante de um valioso sítio histórico. Na inauguração o Comodoro, na época, Alberto Serejo saudou o museu com frases assim: “As únicas exigências de Maurício foram um espaço digno e a conservação de seu acervo. Garantir a longevidade desse trabalho é um prazer para nós”; “O Iate Clube de Natal  tem 57 anos, e faz parte de um sítio que já é histórico por si só. Aqui, as peças estarão seguras, constantemente vigiadas, limpas e preservadas. Temos constantes visitas de turmas escolares e universitárias, portanto, é um lugar de grande movimento, e fácil de também entrar na rota das visitas turísticas”. Mas tudo isso foi há nove meses. Hoje o Museus das Naus não faz mais parte do Iate Clube do Natal. Tudo o que foi dito escorreu pelas águas do Rio Potengi e se perdeu nos anais da eterna luta das vaidades humanas. Na 11ª Semana do Museu Potiguar nada foi dito.

4 Respostas para “Aqui já teve um belíssimo e fascinante Museu

  1. Comandante Nelson,
    É lastimável o seu relato, porém, não me surpreendo, visto que, vivemos em um País que idolatra a futilidade, ama os hipócritas e padece de uma grave e irremediável doença chamada ignorância.
    Forte abraço e bons ventos.

    Curtir

  2. O que aconteceu? Não entendi… tiraram o acervo? Mandaram pra outro lugar? Onde foi parar? O texto não deixa claro…

    Curtir

  3. Belo e triste relato. Parabéns pela denúncia. Já tive oportunidade de visitar o Museu de Mar em Lisboa, e museus marítimos em Sydney/AUS e em Auckland na Nova Zelândia e pude observar como esses povos valorizam sua memória náutica, seus grande navegantes, antigos e atuais. Espero que essa iniciativa encontre apoiadores de responsabilidade e quem possamos ter museus que sejam dignos da história do Brasil. Um abraço!

    Curtir

  4. No Iate Clube de Natal, não se pode mais nem entrar pra frequentar o restaurante com um belo por do sol, imaginem visitar um Museu.

    Curtir

Deixe um comentário