E o Timshel ainda está lá


IMG_0242

O veleiro Timshel continua a deriva entre a costa Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, numa situação que mostra o grau de ineficiência dos meios operativos da Marinha do Brasil para salvaguardar os que estão em dificuldade no mar. A coisa começa a descambar para uma grandiosa irresponsabilidade do salve-se quem puder. O Timshel está sem leme em um mar que não promete boa coisa e a Capitania dos Portos do Espirito Santo sabe disso perfeitamente, mas até o momento nenhum barco da Marinha do Brasil levantou âncora para iniciar os procedimentos de resgate. Estão tateando num vazio em busca de algum barco pesqueiro que esteja na área de deriva do Timshel, mas até mesmo para os homens da pesca a coisa está feia. O que a Marinha do Brasil está esperando? É muito confortável receber um pedido de socorro pelo rádio, tentar alguns contatos, achar que fez a coisa certa  e depois colocar cabeça no travesseiro para dormir o sono dos justos. Sempre disse aqui que somente sabe o que é o mar quem vai lá. Não adianta ter um monte de teorias na cabeça e ficar dando palpites. Somente quem está a milhas e milhas de distância da costa, com um barco avariado e vendo as condições meteorológicas mudarem sabe o que é esperar por um socorro que nunca chega. A Marinha do Brasil precisa acordar e se movimentar ainda com os olhos fechados. O Timshel ainda está lá, depois de uma noite sem direção e sendo jogado para todos os lados pelas ondas, ventos e correntes marinhas. A Vitória Rádio anuncia a cada trinta minutos a situação e continua fazendo a ponte entre o Timshel e o comandante Chagas lá em Aracaju/SE. Até a moça que faz as chamadas da Vitória Rádio acha que a coisa está passando dos limites aceitáveis para um socorro. O comandante Chagas se movimenta para todos os lados, entrando em contato com colônias de pescadores e até com uma empresa de resgate que se comprometeu a fazer o serviço, mas por um preço tão absurdo de caro que quando o comandante Ronaldo soube pediu a morte. Continua valendo aquele velho ditado: “quem vai ao mar avia-se em terra” Pelo visto os homens da Marinha estão contando com isso mais do que nunca. Comandante Ronaldinho e tripulação, receba mais uma vez todo nosso carinho e torcida por melhores dias. Queiram desculpar as palavras ásperas, mas estava precisando muito desse desabafo.

Anúncios

25 Respostas para “E o Timshel ainda está lá

  1. Olá. Fiquei sabendo agora e estamos acionando a ABVC para contato com a Marinha. Vc poderia me contatar no direcao@uv.com.br ?

    Curtir

  2. Haroldo Quadros

    Nelson, em uma situação como esta do veleiro TIMSHEL, com avaria que o deixa a deriva, um navio da marinha resgataria os tripulantes abandonando
    o veleiro, ou, uma vez com todos a bordo do navio de resgate, rebocaria o veleiro? A minha dúvida decorre da dificuldade de uma navio militar rebocar
    um pequeno veleiro. O que diz a legislação brasileira? Sabemos de episódios semelhantes em que o navio da marinha solicita o apoio de embarcações de pesca para o reboque do veleiro, mas não efetua o reboque. Outra dúvida, a marinha no Brasil é a responsável pelo socorro a qualquer tipo de embarcação em perigo, inclusive veleiros? Sabemos também que em outros paíse há a Guarda Costeira, que em nosso país não existe.
    Na expectativa de que tanto a tripulação quanto o TIMSHEL sejam resgatados, envio minhas saudações e votos de bons ventos até o Rio.

    Haroldo Quadros.

    Curtir

  3. São por estas e por outras (segurança) que gostamos de navegar por aguas caribenhas e americanas. Basta um may-day que tem ate avião tentando te ajudar. A nossa marinha deveria fazer um estagio na guarda costeira americana pra ver se aprende.

    Curtir

  4. Lamentável o descaso com a vida humana, mas ainda há tempo de se fazer algo. Torço por uma solução rápida. Ao comandante Ronaldo e tripulação toda a solidariedade de um ex tripulante do bravo Timchel.
    Juarez

    Curtir

  5. Eae, que fim teve essa história?

    Curtir

  6. Se a Marinha for buscar, vai resgatar só os tripulantes, o barco… Numa Refeno, resgatou tb o barco, mas parece que era de um politico ou coisa semelhante, a pesquisar…

    Curtir

  7. Quais são as últimas notícias??

    Curtir

  8. Iranilson Matos

    Meu irmão, é um absurdo o que está acontecendo com o Timshel. E a Marinha sem nenhuma atitude. Que coisa! Que descaso com a vida humana.

    Curtir

  9. Alguém que tenha informações de rota, tripulantes e se possível a posição atual exata, por favor entre nesse tópico com dados do Salvamar Sudeste.

    http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=13301

    Curtir

  10. Vai dá tudo certo! vamos torcer para isso !!!

    Curtir

  11. Caros amigos, fiquei sabendo somente agora ! se alguém tiver a posição EXATA DO TIMSHEL , amanhã mesmo providencio um barco para fazer o resgate e eu mesmo posso ir até ele sem problema ! Fabio Falcão Vitória-ES tels: 27- 9933-7987 e 3235-3284 ou email falcaofabio@hotmail.com

    Curtir

  12. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
    Oremos por todos os tripulantes do Timshel. Confiem! Nosso Pai Celestial está no comando desta Nau.

    Curtir

  13. Caros amigos, a unica coisa que precisamos no momento é de um WAYPOINT e um barco para ir ao local ! nada mais ! se alguém tiver isso , com certeza , me ajudaria bastante ! Fabio Falcão

    Curtir

  14. Comandante, sei que não é a melhor das horas mas não podia deixar de lhe contar que amanhã estarei abrindo a minha vela na direção de Recife, onde já contactei o pernambuco Iate Clube, do meu amigo Comodoro Arlindo, para pousar por lá e retornar dia seguinte.
    É a minha primeira grande (para mim) expedição náutica, cujo proseguimento, de acordo com meus projetos, será uma viagem até joão Pessoa e, dependendo do que encotrar pela frente, uma terceira e mais dificultosa viagem até as águas do Rio potengy.
    Isto mesmo, uma visita “In Loco” para conhecê-lo pessoalmente.
    Mas vamos por partes. Amanhã já vai ser emoção suficiente por enquanto..
    No mais, espero que tudo dê certo com o comandante Ronaldo e que os reclames sirvam para uma tomada de postura mais eficiente por parte das autoridades náuticas neste caso mesmo e quiçá em casos futuros também.
    Mas fiquemos tranquilos porque no final tudo vai acabar bem, tenho certeza.
    As pessoas que estão no mar, pelas proximiddes, sabem, ou pelo menos imaginam o que é passar por isto. Logo logo ele estará sendo rebocado para um porto seguro, se é que já não está sendo.
    Um abraço e tudo de bom!
    Hélio Mattos.

    Curtir

    • Caros amigos : o Veleiro Timshel já esta sendo rebocado pelo barco pesqueiro VERDAO do ES ! Previsão de chegada no Iate Clube de Vitoria as 12:00 hs ! Tudo tranquilo ! Abraços Fábio Falcão

      Curtir

    • Helio, moro em Joao Pessoa,PB, se me aceitar em sua tripulação me avise, sou Mestre Amador, mande seu email pra gente trocar informações que julgar importantes, o meu é wilson.chinali@hotmail.com , um abraço. wilson

      Curtir

  15. Timshel segue rumo vitoria-es em segurança, estamos felizes comandante!!!!

    Curtir

  16. Por favor, alguém tem informações atualizadas sobre o Veleiro e a tripulação do Timshel?? Se tiver, favor postar aqui ou: http://www.facebook.com/rafael.fernandes.779
    Agradeço em nome dos velejadores decepcionados com a demora da marinha Brasileira e preocupados com essa tripulação.

    Curtir

  17. pra que se afastar tanto da costa, vai por acaso atravessar o oceano?
    eu sempre navego junto a costa na faixa dos 25 para 30 metros, qualquer coisa jogo ancora e espero .

    Curtir

    • Nelson Tonussi, procure conversar com alguém que possa melhor orienta-lo sobre segurança e navegação, além de praticar mais leituras sobre segurança no mar, tenho certeza que irá rever seus conceitos. Com o exemplo do Timshel, sem leme a 25/ 30 metro, esse barco estaria perdido. Bons ventos.

      Curtir

    • Prezado Nelson tomusi,
      O motivo de o barco estar a essa distância é porque o comandante Ronaldo estava regressando de Abrolhos, que fica a 36 milhas da costa. O que se discute aqui é a situação lamentável em que nos encontramos, quando percebemos o quanto somos atrasados em relação a apoio marítimo.

      Curtir

  18. celso.martins.739@facebook.com

    Marinhaaaaa, esta em QAP???? Helooooo Marinhaaaaa……. acordaaaaaa…..

    Curtir

  19. O TIMSHEL chegou bem as 14hs do dia 13/mar, quarta. O leme foi perdido as 23hs de Domingo. 63hs de resgate. Obrigado a todos pelas mensagens e ajuda.

    Curtir

  20. Solidarizo com a tripulação do TIMSHEL, e seu Cmte, desejando, desde já, boa sorte, e que não desanime. Já passei por isso, talvez, até pior.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s