A Praia do Francês


IMG_0276

Já sabíamos da beleza da Praia do Francês/AL, pois em várias oportunidades estivemos por lá, mas sempre usando um carro como meio de transporte, mas chegar de barco é outra história. Várias vezes fui tentado a entrar ali no Avoante e em todas, a vontade foi sendo jogada de lado e assim passávamos ao largo. Esse ano foi diferente e resolvemos matar a vontade. O Francês, como carinhosamente os alagoanos gostam de chama-lá, é realmente um excelente local de ancoragem, principalmente na maré de meia lua quando o mar não passa por cima dos arrecifes em frente a praia. A point alagoano fica a 8 milhas náuticas de Maceió, o que faz a velejada, muito próxima a costa, uma boa oportunidade de apreciar a beleza do litoral.

IMG_0262

Fomos até lá em flotilha com o veleiro Thimshel, do comandante Ronaldo, que inclusive foi quem botou pilha na nossa ida, e tivemos a alegria de ter a bordo do Avoante o casal Saulo Junior e Nadja, irmão e cunhada de Lucia, que estavam de passagem por Maceió e foi nos fazer uma visita. Aproveitamos a deixa da visita para que eles fizessem a primeira velejada no Avoante e quando ancoramos, eles se esbaldaram nas águas mornas e limpas do Francês.

IMG_0260IMG_0269

A proximidade com a capital, faz com que o destino seja bastante frequentado nos fins de semana e principalmente nesses tempos de verão, já que por lá tem excelentes pousadas, bares e restaurantes.  Como sempre o nosso cockpit ficou pequeno para tanta gente, já que a tripulação do Thimshel veio em peso a bordo, mas ele é como coração de mãe: Sempre cabe mais um. E assim, passamos um Sábado maravilhoso de muito bate papo, incrementado por um delicioso Risoto de Tomate Seco com Rúcula, preparado por Lucia.

IMG_0270

Como você pode observar, na mão do comandante Ronaldo, teve também uma deliciosa cachaça artesanal mineira, presente de Saulo Junior, e que deu um tempero especial ao dia. Ninguém é de ferro e o barco já estava ancorado mesmo!

IMG_0265

No finalzinho da tarde Eugênio, tripulante do Thimshel, Saulo Junior e Nadja, desembarcaram para retornarem a Maceió e nos fomos curtir a noite que se debruçava sobre ancoradouro, acalentados por uma brisa suave e o som das ondas que quebravam contra o arrecife.

IMG_0263IMG_0277

Assim que o dia amanheceu já estávamos de pé, para preparar a nossa saída e continuar nossa velejada até a Bahia. Como era Domingo, a praia mais uma vez se encheu de banhistas que disputavam os passeios de barcos oferecidos pelas operadoras e até um inflável voador riscou o céu transportando turistas. Gostei da ideia!

IMG_0281

Às 11 horas da manhã, levantamos o ferro e tomamos o rumo da Bahia. Valeu a parada na Praia do Francês e nas nossas próximas navegadas pelo litoral alagoano, voltaremos a jogar âncora por lá.

Anúncios

8 Respostas para “A Praia do Francês

  1. Será que o quilhoso Leoa tem chance de entrar no Francês?

    Curtir

    • diariodoavoante

      Lógico que tem comandante, a profundidade por lá é de 10 metros e a barra é super fácil. Vamos nos encontrar lá um dia, abraços, Nelson

      Curtir

  2. Nelson, através de seus relatos e das maravilhosas fotos, tenho viajado por procuração. Não tenho comentado porque ando com problemas de coluna(de velhice) e fica difícil digitar. Mas estou sempre torcendo por você e Lucia.
    Obrigada!

    Curtir

    • diariodoavoante

      Olá amiga, estava mesmo com saudades dos seus comentários, Espero que fique boa logo. Muito obrigado e um grande abraço, Nelson

      Curtir

  3. Parabéns!!! ao casal, pelos momentos vividos, tão gratificantes. O maior valor da vida é interagir com a natureza, fazer parte do cenário; vocês conseguiram…. fico feliz por vocês.
    Beijossss….. muitos…..
    Abigail

    Curtir

  4. É ótimo velejar no Avoante, até virtualmente. Através dos relatos, ricos em sensibilidade e contéudo, e belas fotos…tenho voado na imaginação, ampliando o aprendizado. Feliz passeio !!

    Curtir

  5. wilson chinali jr

    Que coisa maravilhosa navegar de carona com voces por essse litoral maravilhoso, o melhor do mundo!!! Estamos aqui, pelo spot e pelas estorias -tão bem contadas-, pelo comandante Nelson, a proposito, estamos no momento em Itaparica,…., saudade de voces, Wison & Cassia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s