A parada em Maceió


IMG_0237

Quando me perguntam o que vamos fazer em Maceió/AL eu sempre respondo que vamos apenas abraçar os amigos e tomar uma cerveja bem gelada no bar da Federação Alagoana de Vela e Motor. Mas na essência da resposta está incrustado, e isso poucos veem, é que é muito gostoso estar em Maceió, uma cidade bonita e de povo acolhedor e amigo, que é a marca desse nordeste velho de secas e calor. E foi lá que ancoramos, como sempre fazemos, para mais uma parada nesse nosso cruzeiro pelo nordeste. Lá encontramos o veleiro Thimshel, que fez parte do Cruzeiro Costa Nordeste 2013 e que agora iria seguir junto com a gente até a Bahia.

IMG_0235

Mas nem tudo são flores na capital das alagoas e muito desgoverno faz com que cenas como essa ainda sejam permitidas ao longo da Praia de Jaraguá. O lixo continua acumulando na prainha em frente a Federação de Vela e por trás do Porto de Maceió, como se nada estivesse acontecendo. Toda essa sujeira, que é a causa e a razão dos amigos velejadores se surpreenderem quando digo que adoro parar em Maceió, não vêm da pequena comunidade que habita o local, mas sim de quase toda cidade, pois ela é levada ao local pelo grande esgoto a céu aberto que corta quase a cidade inteira chamado de Rio Salgadinho. Já faz anos que escuto falar na resolução do problema, mas até agora nada. Como aquele é um recanto escondido dos olhos da cidade, a coisa fica do jeito que está e parece que vai permanecer por muito tempo, até que um filho de Deus resolva tomar ciência. Por enquanto os caras da política, da saúde e da imprensa não estão nem ai.

IMG_0238IMG_0229

 Lucia, que é escolada nos desembarques em Maceió, já tem até uma moda exclusiva para enfrentar a sujeira que se esparrama pela praia. Mas tudo bem: O que vale mesmo é que tudo o mais é muito bom, e logo que botamos os pés na Federação esquecemos dos maus-tratos das autoridades alagoanas.

IMG_0252IMG_0255

Não tem como esquecer e deixar de agradecer aos amigos Daniel e Ângela que sempre nos recebe de braços abertos e com todo carinho do mundo no restaurante Del Popollo. Como também ao casal Eugênio e Marta Lisboa e ao amigo Plínio Buenos Aires que nunca nos deixaram faltar nada enquanto estamos nas alagoas.

IMG_0256IMG_0258IMG_0259

Já no espaço da Federação é sempre assim: Festa, alegria e bons bate papos, e agora com uma super churrasqueira, que o comandante Ronaldinho Gaúcho resolveu testar para ver se estava tudo perfeito, e estava. Foi churrasco até umas horas e com direito até a um caloroso debate sobre o descobrimento, ou achamento, do Brasil. Ronaldo apostou todas as fichas em Porto Seguro/BA. Eu apostei, puxando a sardinha para meu lado, mas apenas a metade das fichas, na Praia do Marco/RN. Teve também apostas para Maceió e no pernambucano Cabo de Santo Agostinho. Eita Brasilzão arretado e diversificado! Tem para todo gosto e ninguém pode duvidar de nada!

IMG_0241 

Depois de dois dias em Maceió, aprontamos o barco para tomar rumo e seguir nosso caminho pelos mares. Não pretendíamos navegar muito, apenas o bastante para ir um pouquinho mais a frente. Foi assim que, seguindo um desejo do comandante Ronaldo, traçamos o rumo até a Praia do francês/AL. Mais um excelente local de fundeio e que conto como foi em outro post.

Anúncios

5 Respostas para “A parada em Maceió

  1. CARLOS FERREIRA

    HISTORIAS P/ O FUTURO

    NÃO SEI O QUE É MELHOR?
    O CHURRASCO, OU O BELO SOL.
    O CALOR HUMANO, OU A TROCA DE IDÉIAS.
    MAIS! O QUE EU QUERO. É VELEJAR, VELEJAR….
    CONHECER CULTURAS, NOVOS AMIGOS, OUTROS LUGARES
    E UM DIA SENTAR COM OS MEUS NETOS,
    E ENRIQUECER AS SUAS IMAGINAÇÕES
    COM AS MINHAS HISTORIAS VIVIDAS, EM UM AVOANTE.

    VALEU! CASAL AVOANTE

    Curtir

  2. Comandante Nelson.
    Cuidado que churrasco e cerveja ,acontece que a barriga cresce, a testosterona desce a peia amolece a mulher oferece e você agradeça . Beijao .
    Flavio.

    Curtir

  3. Gostei da moda praia de esgoto desenvolvida por Lucia! Eu também nunca deixo de parar em Maceio. Adoro a cidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s