Notícias diretamente da capital do frevo


IMG_0205

Prometi mandar notícias da nossa velejada assim que estivesse conectado a net, mas acho que falhei quando tive acesso ao primeiro sinal ainda em Cabedelo/PB. Não foi por descuido, mas sim por puro zelo com os planos de navegação e em saber o que a meteorologia nos indicava para a próxima perna. A velejada entre Natal/RN e Cabedelo/PB, que tradicionalmente é a prova dos nove para muitos velejadores, dessa vez fui bem tranquila, apesar de alguns bordos indesejáveis para dar a face do rosto a um vento que nem era Leste, nem era Sueste e nem era Leste/Sueste. Era um vento vindo desse quadrante, mas totalmente sem identidade. Se você não entendeu pode botar carta para dois!  Bem, fizemos esse percurso em 24 horas e sobre um mar também meio indecifrável, mas muito macio. Na tripulação, além de mim e Lucia, estavam Antônio Carpes e Eduardo Aroldo, dois grandes amigos e um mesmo sonho com o mar. Eduardo debutando numa travessia e Antônio realizando um sonho de velejar no Avoante. Parabéns aos dois, pois tiraram de letra a velejada.

 IMG_0190IMG_0194

Em Cabedelo/PB tivemos uma parada rápida, mas com tempo suficiente para apreciar a beleza do Rio Paraíba e degustar um pouco da culinária paraibana, em um restaurante da orla da Praia do Jacaré, famosa por seu belo pôr do sol em acordes de um bolero de Ravel. Em Cabedelo se juntou a tripulação mais um novo velho conhecido do Avoante e que desde nossa saída de Natal, a cada hora, nos passava a previsão do tempo, via mensagem de celular. Estou falando do amigo Wilson Chinali que quando liguei para ele que estava atracado na marina, e se ele quisesse poderia embarcar com a gente, em menos de dois minutos já estava a bordo de mala e cuia.

IMG_0201IMG_0203

Wilson também faria a sua primeira experiência em um veleiro, mas já chegou disposto a timonear o barco, assumindo o comando até que resolvi dar descanso a ele colocando o piloto automático para trabalhar.

 IMG_0206IMG_0207

Mas nem tudo são flores quando se estar no mar, a não ser para Lucia, que há tempo deixou de enjoar, graças a um medicamento milagroso, e agora vive fazendo inveja aos outros lendo livros e mais livros, além de preparar pratos deliciosos. Saímos de Cabedelo com o intuito de rumar direto para Maceió/AL e se encontrar com a flotilha do Cruzeiro Costa Nordeste, mas o mar e o vento resolveram fazer uma festa de arromba e sobrou para todo mundo que estava tentando navegar. Mar com agitação de moderada a forte e vento faroeste fizeram com que desistíssemos de Maceió e rumássemos para Recife/PE. Apesar de toda a bagunça de Netuno e Éolo, a tripulação tirou nota dez e não deixou que os reis do pedaço comemorassem. Já foi de bom tamanho entramos em Recife para ver a festa acabar. A pena foi que nossos três tripulantes desembarcaram, por falta de mais tempo, e agora estamos novamente sozinhos e ancorados em frente ao Pernambuco Iate Clube, que está em plena reforma e construindo três píeres para receber 60 veleiros, um já está pronto. Se alguém quiser se juntar a nós, embarcando no Avoante, basta entrar em contato que será muito bem vindo a bordo.

IMG_0212IMG_0213

Amanhã, se Deus quiser, levantaremos âncora e tomaremos o rumo de Maceió/AL, onde já nos aguarda o veleiro Thinshel, do comandante Ronaldo, para seguirmos até a Bahia. Sobre o Cruzeiro Costa Nordeste, fui informado pelo comandante Ronaldo que em Maragogi/AL a flotilha foi recebida com festa e que o veleiro Musa, comandante Erico Amorim, comodoro da flotilha, já estava retornando para Recife. O veleiro Resgate, comandante JP, vai ficar em Maragogi até a próxima semana, junto com os catamarãs Frevo e Guaraci. 

IMG_0209

Continuem a velejar com a gente pelo sinal do SPOT, clicando no link ONDE ESTÁ O AVOANTE

Anúncios

10 Respostas para “Notícias diretamente da capital do frevo

  1. So tenho a comentar… a famosa frase do velho COCA, grande velejador, ja nos deixou, Deus não nos debita o tempo que passamos velejando.
    Abs
    Froner Uranus

    Curtir

  2. Comandante,
    Estou tentando me programar para fazer uma dessas velejadas com vocês. Talvez só lá pra fevereiro. Vou acompanhando o seu trajeto e quando der tiro uma folga e me mando. A neguinha não vai poder ir, e também ela não quer encarar o Mar.

    Grande abraço pra vocês!

    Curtir

  3. sergio c chagas

    Grande Nelson
    Parabéns por mas essa saída de Natal.
    Bons ventos até a Bahia
    Dia 26 já estarei a bordo do velho Intuição.
    espero ter o privilégio de encontra-los pela Bahia
    abração
    Chagas veleiro Intuição

    Curtir

  4. Acabei de manter contato com o Veleiro MUSA do Comandante Erico e ele já navega no través da Praia de Boa Viagem/Recife/PE. 22:32hs.

    Curtir

  5. Vocês estão muito chiques!!!!Assim que chegarem aqui na Bahia ligue pra gente, para marcarmos um jantar no Avoante, com direito a vinho e tudo mais.Estamos precisando relaxar um pouco e, o mar sabe fazer isso muito bem.Abrss Marcelo e Cris

    Curtir

  6. wilson chinali jr

    Muito boa a definição do vento comandante; vinha de faroeste!!! um abração. wilson e cassia

    Curtir

  7. julival Fonsêca de Góes

    Que Jesus e Deus abençõem sempre a quem se encontrar nos mares, lagos, lagoas, igarapés. Felicidades, Julival Fonsêca de Góes( Sedutor, o veleiro amigo)

    Curtir

  8. Amigo Nelson, quando chegar a Salvador me passe sua posição. O PROTEUS irá pra Salvador assim que a vela nova chegar de SAMPA.
    Um abraço
    airton

    Curtir

  9. Confesso que fiquei apreensiva ao ver o noticiário hoje, pois falava da “ressaca do mar” em Fortaleza e alguns barcos atingidos em Fernando de Noronha, e não sabia onde vocês estavam! Ufaaaaaaaa… agora respiro aliviada! 🙂
    Beijos
    Fiquem com Deus

    Curtir

  10. Obrigado pela oportunidade da minha primeira velejada. Adorei e tenho certeza que posso morar a bordo, pois, é mais simples prazeroso do que eu imaginava.
    Até breve.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s