Um recanto bem potiguar


praia de camurupim (1)praia de camurupim (2)praia de camurupim (8)praia de camurupim (13)praia de camurupim (15)

O Domingo, 18/03, estava perfeito para uma boa velejada em Natal/RN. Vento Leste/Sueste; Sol na medida certa e o Mar tão macio que chegava a dar inveja a qualquer almirante. Até que tentamos convencer alguns amigos a virem navegar com a gente no Avoante, mas como ninguém aceitou a proposta, nossos planos foram mudando e resolvemos fazer um programa que há muitos anos não fazíamos. Pegamos o carro e saímos sem muita obrigação pelas praias do litoral sul do Estado, até ter vontade de parar e tomar um banho de mar. Como estávamos meio enferrujados desses passeios, esquecemos de levar o kit farofada: churrasqueira, isopor e cadeiras de praia. Paramos justamente num belo recanto do litoral entre as praias de Tabatinga e Camurupim. Um lugar onde a natureza fez questão de caprichar nos traços e aproveitamos para caminhar e fazer comparações com o passado recente. O homem vai ser sempre o homem! Mas essa parte eu acho melhor pular, e ficar com a beleza desse pedacinho do litoral potiguar que vale ser conhecido. Quem for por lá não esqueça de visitar a Pedra Oca, que aparece na maré seca, por baixo dos arrecifes, e que faz a alegria dos banhistas e já embelezou paisagem de novela global. Tabatinga é famosa pelo mirante em cima das falésias onde se avistam golfinhos, mas tem também as deliciosas tapiocas feitas em forno de pedra e restaurantes que servem  galinha caipira com arroz de graxa para tirar qualquer pessoa do regime. Se quiser conferir tudo o que eu escrevi, basta programar um passeio e tirar a prova dos nove. 

Anúncios

11 Respostas para “Um recanto bem potiguar

  1. pouca gente percebe, mas camurupim está entre duas praias: Barra de Tabatinga e Tibau do Sul e sua Lagoa de Guarairas. EPA! mas cadê o rio de Barra de Tabatinga (já que Barra do Cunhaú, Barra de maxaranguape, Barra de Punaú tem rio, Barra de Tabatinga deveria ter um também) e a Lagoa da Lagoa das Guarairas (já que lá tem é só um rio). E onde está o porto que ficava em frente ao forte de Baia da Traição onde hoje é uma imensa praia?

    como podemos ver, mudanças na geografia e avanço do mar existem muito antes de se falar de fim de mundo em 2012, aquecimento global, etc.

    Curtir

  2. Vocês conhecem o Bar do Canário em Camurupim? Para mim, um “pit stop” obrigatório por essas bandas! Beijos!

    Curtir

  3. domingo bom

    Curtir

  4. Oi meu irmão, tudo bem/ eu sinceramente não conheço nada dessas praias todas daí de Natal, pois só gosto mesmo é de tomar sol em ponta Negra. Quem sabe ainda vou conhecer esse litoral… beijo

    Curtir

    • diariodoavoante

      Rose, Ponta Negra é realmente muito legal, mas tanto o litoral sul quanto o norte tem praias fantásticas e ainda em estado bruto. Beijos

      Curtir

  5. Bom dia,
    Primeiramente se tivesse me ligado não teria o trabalho de “tentar convencer” a navegar no Avoante …..kkkkkkkk.
    Segundo as praias do litoral sul são bonitas, ótimas para pescar e apreciar recifes e falésias, porém, prefiro as do litoral norte, pois, são excelentes para banho.
    Abraços Nelson e Lúcia.
    Até breve para entregar os livros…kkk

    Curtir

  6. diariodoavoante

    Pois é, deveria ter ligado mesmo. Um grande abraço e estamos no aguardo da visita.

    Curtir

  7. Conheço o litoral sul do RS, praias do Rio e SP, algumas do nordeste, mas a que mais me encanta até hoje é Camurupim e as suas invasões de água sobre as pedras na parte da tarde.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s