Comer bem a bordo faz a diferença


03 março (16)

A boa gastronomia faz a diferença em qualquer passeio de barco e quando esse passeio se transforma em um delicioso cruzeiro pelos mares do mundo ai não tem como duvidar.

No Avoante passamos vários anos vivendo à custa de sopinhas, biscoitos, bolachas, sanduíches e miojos. A coisa era tão cruel que quando ia chegando à hora da barriga dar sinal de vida, tinha gente que preferia dormir a ter que enfrentar a luta. Maçãs, bananas e pêras eram o mais próximo de uma alimentação saudável que sonhávamos ter a bordo e muitas vezes, bastava o cheiro de maçã no supermercado para desencadear a síndrome do enjôo instantânea.

Não vou dizer que esses produtos deixem de fazer parte da lista de mantimentos de um cruzeiro, mas suas aquisições, em nosso caso, ficaram para segundo plano na lista e em muitas viagens eles nem fazem parte. Mas, antes de reverter esse quadro alimentício temos que pensar em quem vai fazer às vezes de cozinheiro, que na minha visão é a pessoa mais importante a bordo e não adianta o capitão vir tirar onda de bacana.

Uma comida quentinha e saborosa, principalmente naquelas horas em que o mar e o vento estão com terrível mau humor e soltando impropérios para todos os lados, não existe nada igual, e ter uma pessoa pronta e com disposição para ir lá embaixo preparar um delicioso risoto das tempestades e o sonho de qualquer tripulante. Até aqueles que estão mergulhados nas profundezas escuras da cidade dos enjôos conseguem vir à tona e sobreviver.

Hoje eu não consigo imaginar uma navegada sem os segredos e alegrias de uma boa cozinha. Tudo fica tão fácil que as milhas vão sendo degustadas sem que a gente perceba a passagem do tempo e o mar fica muito mais macio.

Mas, para ter uma boa comida a bordo não é preciso usar os serviços de um grande chefe Frances e nem as estranhezas de novos chefes. Basta que se tenha boa vontade e saber transformar desânimos marinhos em tentações saborosas e para isso qualquer engrolado de arroz com qualquer coisa é bem vindo.

Para aqueles que têm uma boa geladeira a bordo, que não é o nosso caso, uma boa pedida é abastecê-la com pratos congelados, mas mesmo assim é preciso ter a coragem e o discernimento de ir a cozinha usar o forno. Já vi velejador chegar de viagem perguntando como fazer para usar comidas congeladas e como ligar o forno. Escutaram nas rodas de bate-papos a idéia e saíram às compras, mas nunca haviam chegado nem perto de um fogão.

Lucia é uma grande conhecedora dos segredos da cozinha e faz pratos maravilhosos, mas passou muito tempo sem conseguir fritar um ovo a bordo do Avoante, maltratada pelas crises de enjôos que não davam tréguas. Nem água conseguia fazer parte de sua dieta, quanto mais cozinhar. A despensa do Avoante era um festival de enlatados, biscoitos e sopinhas de fazer inveja a qualquer mercadinho de bairro, mas nada disso tinha muita serventia, pois muito pouco era consumido nas navegadas. As crises de enjôos não deixaram de se manifestar, mas graças ao Meclin elas já podem ser domesticadas e hoje podemos velejar mais alegres e saudáveis.

Muitas pessoas acham que viver a bordo é levar uma dieta exclusiva de peixes e crustáceos, mas isso é a mais pura ilusão. Até que gostaríamos de ter a felicidade de comer um peixinho fresco todos os dias, mas nem sempre temos a sorte de fisgar um quando navegando. Quando o peixe cai na nossa isca, ele vai para fogo e daí uma boa pedida é colocá-lo na panela de pressão numa receita simples, como deve ser toda receita de peixe.

Rodelas de cebolas e batata inglesa para forrar o fundo da panela. Uma camada de postas de peixe e depois mais cebolas, batatas, tomates e coentros. Umas pitadas de sal e depois fechar a panela por vinte minutos. Levar ao fogo até a panela pegar pressão, desligar o fogo e servir.

Se essa receita não levantar o moral da tripulação, pode contar que você está num mar de faroeste e sendo açoitado por ventos de furacões enfurecidos. Sendo assim, pegue o primeiro pacote de biscoito, ou a primeira maçã, que vier a sua mão e fique encolhido num cantinho do cockpit e se perguntando: O que danado eu tô fazendo aqui?

Nelson Mattos Filho/Velejador

Anúncios

4 Respostas para “Comer bem a bordo faz a diferença

  1. Cristina Berringer

    para mim existem uma série de regrinhas a serem cumpridas antes de sair para uma navegação tranquila no quesito alimentação, uma das mais importantes é levar ovos cozidos com água e sal e pós cozimento guardá-los em uma vasilha ainda com casca e com mais sal por cima, dura fora da geladeira no mínimo uns 10 dias e garante proteína, outra é fazer conservas de carnes em vidros esterilizados que também podem durar meses também fora da geladeira, já comi uma com um ano de idade e simplesmente estava maravilhosa – navegar grandes trechos com a barriguinha alimentada é tudo de bom. Tendo interesse me mandem email que envio as receitas, bons ventos.

    Curtir

    • diariodoavoante

      Cristina, a receita dos ovos cozidos é uma boa idéia, e as conservas em vidros esterelizados nós já fazemos uso dessa técnica há um bom tempo, mas mesmo assim pode mandar as suas receitas que teremos o maior prazer em divulgar. Um grande abraço e obrigado por navegar em nosso blog, Nelson e Lucia

      Curtir

  2. Amigo Nelson

    Eu sou a testmunha viva que vc esta completamente certo , pois o que salvou a minha viagem para Noronha quando eu estava ficando verde com uma dieta a base de maçãs e outras frutas, foi aquele engrolado que Lucia fez com tanta maestria a deixar com inveja qualquer “chef de cuisine”.

    Bons Ventos

    Curtir

    • diariodoavoante

      Hélio eu também sou testemunha de que você hoje é o maior consumidor dos engrolados feitos no fogão do Avoante. Um grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s