Praia de Enxú-Queimado


 Acho que eu já falei uma dúzia de vezes nesse blog sobre a Praia de Enxú-Queimado/RN. Sou um apaixonado pela vidinha nativa que se vive por lá e pelos bate-papos embaixo de uma arvore com os pescadores. Me coloco sempre na condição de ouvinte e sempre saio ganhando em conhecimento, principalmente quando o assunto é o mar, coisa que em Enxú-Queimado é 100%. Lá temos uma casinha branca que sempre usamos quando queremos tirar umas férias do Avoante. Enxú-Queimado fica a 145 km de Natal e próximo a Caiçara do Norte, que foi motivo do post anterior. É uma praia que ainda mantém quase todas as características das antigas colônias de pescadores, mas, como em todo lugar, o modismo desenfreado já corroí os mais jovens. A renda do lugar vem quase toda da pesca artesanal da lagosta e dos peixes. No período de licença para captura da lagosta a praia vira uma festa e o crustáceo é encontrado em todas as mesas. Na semana passada quando retornamos de Caiçara do Norte, demos uma passada em Enxú para abraçar os amigos e, para não perder o costume, comer umas lagostas. Chegamos na casa de Pedrinho e ele logo nos convidou para dar um passeio de barco. Fernando e Marta não se fizeram de rogados e aceitaram de pronto. Eu também nem pestanejei e Lucia ainda quis escapar, mas não teve jeito. O passeio dava direito a banho de mar em alto mar e mergulhos para capturar lagostas, coisa que ficou restrito a Pedrinho e Manoel. Quando retornamos a praia tínhamos a bordo quase 70 quilos de lagostas que foram distribuídos para um bocado de gente. Comemos lagostas fritas, lagostas grelhadas, lagosta assada, lagosta no bafo e ainda trouxemos algumas para Natal. Para incrementar o nosso almoço, Manoel ainda mandou matar duas galinhas caipiras, já que ninguém é de ferro. Enxú-Queimado é mais uma praia do litoral do Rio Grande do Norte que merece ser visitada, mas infelizmente, ou felizmente, sei lá, ainda não existe pousadas e o acesso ainda é por estrada de barro, quanto a isso é felizmente.   

Anúncios

4 Respostas para “Praia de Enxú-Queimado

  1. Nelson

    Eu poderia lhe fazer esta pergunta pessoalmente ou mesmo perguntar ao Pedrinho Car…. (depois vc explica estas reticencias aos seus leitores ) , mas faço aqui para que fique registrado.
    Vc tem os way points de chegada a Exu queimado , e tem algum apoio para quem chega navegando ?

    Um abraço

    Helio

    Curtir

    • diariodoavoante

      Grande Helio de Mara, como vocês estão? Já voltou a beber cerveja ou continua tomando o cházinho das arabias? Eu não tenho os waypoints de Enxú, mas não é dificil de conseguir, Pois o Pedrinho Caralho (sem as reticencias), é o rei do GPS daquelas águas. Só tem um problema de ordem enjoativa, a ancoragem em Enxú é bastante desconfortável por ser mar aberto. A melhor ancoragem é na Praia do Marco, um pouco antes sentido norte/sul, que você já teve o prazer de conhecer.
      Grande abraço, Nelson

      Curtir

  2. Nelson

    Obrigado pela dica, mas eu nunca fui as arabias e muito menos sou de Mara , eu acho que esse negocio de vc não estar bebendo deve estar lhe fazendo mal.
    Um abraço
    Helio Milito

    Curtir

    • diariodoavoante

      Rapaz, mesmo. No sei o que houve, acho que essa abstinncia forada de alcool est confundido at o computador. O gravatar que apareceu foi o do Maracatu, e por isso eu pisei na bola, ou melhor, nas bolas.kkkkkkk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s