Um Cruzeiro pelo Nordeste – Final


Imagens 088 A cidade de Maceió/AL foi ficando para trás e assim cravamos o rumo para a última perna do 1º Cruzeiro Costa Nordeste: A bela e alegre cidade de Salvador/BA, 260 milhas adiante.

O Avoante, recuperado de suas mazelas e novamente assumindo a liderança da flotilha, agora navegava alegre e faceiro num mar liso e sendo empurrado por um vento leste que soprava na medida certa.

O cheiro do canavial alagoano avançava sobre o oceano e a brisa marinha era temperada pelo doce da cana de açúcar. Naquela imensidão de mar era difícil controlar a mente sonhadora em busca dos segredos do mundo.

Veio à primeira noite e Raul, nosso tripulante, se espantou com a grande quantidade de estrelas que iluminavam o céu. Nessas horas, teorias e suposições vagavam em sua mente, que descambavam para os OVNI, s e os seres interplanetários. Discutir isso no mar, com aquele mundão de estrelas brilhantes fazendo a festa no céu, é um bom exercício de imaginação e criatividade. Mas, tudo não passou de teorias, pois nenhum homenzinho verde resolveu mostrar o rosto.

No primeiro dia de mar o Avoante voltou a navegar em solitário, pois o restante da flotilha resolveu entrar na praia do Frances/AL e passar mais um dia recebendo a boa energia alagoana.

Na altura da barra do Rio Itarirí, já no litoral baiano, resolvemos aventurar na pescaria. Depois de um bom pedaço de descrença, um filhote de cavala se encantou com a nossa isca artificial, mas assim que chegou a bordo, olhou para os lados e num salto ornamental voltou para o mar. Raul, que segurava o peixe com a mão, quase pula no mar em busca do peixe fujão.

Mas o desanimo não tomou conta do pedaço, e mais do que depressa a isca foi novamente para a água. Quando já estávamos sem esperança, um puxão mais forte voltou a alegrar a tripulação. Dessa vez não era mais um filhote, e pela puxada parecia ser um peixão. Lutamos durante quase meia hora com o bicho e nada dele mostrar a cara. Depois de muita luta ele foi perdendo as forças e a gente foi se animando e já pensando no pirão.

Quando o peixe já estava perto do barco voltou a lutar e em seguida foi recolhido com muita facilidade. Mas, para nossa surpresa, vinha apenas a metade. O restante foi abocanhado por um peixe maior. Não ligamos para esse fato, pois o que sobrou era bastante.

Seguimos nossa velejada, agora sob a guarda do Senhor do Bonfim e com o vento assumindo o jeito baiano de ser: Não tenha pressa meu Rei? O mar para não ficar diferente, ficou ainda mais liso e com preguiça de balançar.

Depois de 48 horas de velejada avistamos o Farol da Barra que era o marco sinalizador do final do 1º Cruzeiro Costa Nordeste. O Avoante que havia largado atrasado de Natal, agora abria alas para a flotilha que vinha em seguida.

Voltamos a liderar essa flotilha que durante um bom pedaço navegou em rumos tortuosos, mas que nunca desanimou. Alguns resolveram seguir adiante, não por desacreditar no CCN 2011, mas por compromissos assumidos anteriormente e que o tempo já não permitia adiar.

Tivemos a alegria e a força do comandante Ronaldo, veleiro Thimshel, que com grande espírito de liderança e motivação assumiu a liderança quando o Avoante estava impossibilitado de seguir em frente. Pessoas com a confiança comandante Ronaldo, que fazem a gente continuar apostando nessa vida de velejador cruzeirista.

Com o final do 1º Cruzeiro Costa Nordeste concluímos mais uma missão no mar. Agora o Avoante parte sozinho em sua navegada pelo litoral brasileiro. Agora a nossa proa aponta para um dos mais belos recantos do litoral brasileiro: Baía de Camamú/BA. Um lugar mágico e encantador!

Nelson Mattos Filho

Velejador

Anúncios

4 Respostas para “Um Cruzeiro pelo Nordeste – Final

  1. Oi Nelson e Lúcia,

    Ainda estao em Salvador ?
    Me ligue para a gente se encontrar !

    Abracos,

    Frans
    71 9212 2175

    Curtir

  2. ricardo barbosa

    Amigos Nelson e Lúcia
    Desejo um dia, poder ir junto e fundear o velho e bom Tuta à contrabordo do Avoante, nessa mágica e encantadora Baia de Camamú.
    Bons vendos Baianos pra vcs.
    ricardo barbosa
    velejador

    Curtir

  3. Henrique Araújo

    Nelson, Lucia, bom dia.
    Estarei pela Bahia em Guarajuba a partir do dia 4 de março. Volto dia 13. Favor envie programação de você no carnaval.
    Favor novamento solicito os fones, estou com novo celular e perdi a agenda.
    Grande abraço.
    Henrique

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s